Às vésperas do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado neste sábado (4), o Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), recém-criado pelo Governo da Bahia, reuniu-se e aprovou o regimento interno do colegiado, composto por 12 integrantes – representantes de secretarias estaduais, DesenBahia, Sebrae e entidades cooperativistas.

Realizada na terça-feira (30), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a reunião também discutiu e endossou documento produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com base em estudo recentemente desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a realidade das cooperativas em todo o mundo.

No estudo, foi constatado que, cada vez mais, as pessoas estão escolhendo o modelo de empresa cooperativa para enfrentar as novas realidades econômicas. Ainda de acordo com o levantamento, as cooperativas têm se mostrado mais resistentes às crises do que outros modelos de empresas e estão contribuindo de maneira significativa para a manutenção e a geração de novos empregos, garantindo, portanto, renda para diversas famílias.

O Cecoop, presidido pelo secretário Nilton Vasconcelos, da Setre, tem como principais finalidades planejar e avaliar as ações desenvolvidas na política estadual de apoio ao cooperativismo; articular o Estado com a sociedade civil; acompanhar projetos e programas dos órgãos e entidades da administração pública; apreciar projetos apresentados pelas cooperativas e suas entidades representativas, dentre outras atribuições.