Gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing, legislação e estratégias competitivas são alguns dos temas relacionados ao empreendedorismo que começaram a ser abordados no curso Gestão Empreendedora, voltado para empresários de microempresas e empresas de pequeno porte. Inédito na Bahia, o curso de extensão universitária faz parte de um projeto piloto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e está sendo oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A primeira aula presencial do curso aconteceu na noite de terça-feira (30) na unidade central do Sinebahia, com a participação de micro e pequenos empresários dos mais diversos setores da economia. “A nossa proposta é capacitar os empresários de micro e pequenas empresas em temas relacionados à sua realidade, para que eles possam desenvolver melhor os seus negócios”, adiantou a coordenadora de Apoio a Micro e Pequena Empresa da Setre, Lenna Carvalho.

Representante da UnB no projeto de ensino à distância, Patrícia Anne Lago disse que as melhores plataformas tecnológicas existentes no mercado para o ensino à distância estão sendo usadas nesta atividade. “Estamos utilizando duas plataformas das melhores existentes no Brasil que, aliadas a equipamentos como microfones, fones de ouvido e webcam, fazem com que o aluno tenha a sensação de estar em uma sala de aula”, explica.

Nesta qualificação à distância, será feito um reconhecimento de competências e troca de conhecimentos a partir das experiências acumuladas pelos empresários. Os participantes foram selecionados para formar esta primeira turma por indicação da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro), vinculada ao Fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte.

O seminário de socialização empolgou muito aos participantes. “Não é todo dia que temos uma oportunidade dessas e totalmente gratuita. E com a chancela de uma instituição com a UnB, referência no ensino universitário brasileiro”, disse o advogado Lindolfo Weber.

O consultor Fernando Ferreira considera o curso como fundamental. “O pequeno empresário faz tudo por sentimento e não tem a técnica devida para alavancar os seus negócios. E temas como finanças, contabilidade e controle de estoque vão nos ajudar a acabar, de uma vez por todas, com a história do achômetro”, avalia.

Segundo a professora Patrícia Lago, o curso agrega o conhecimento teórico do empresário com as ferramentas adequadas da gestão empreendedora planejada. A Bahia foi o Estado que apresentou o maior número de participantes até agora. O curso, que tem duração de 90 horas, está sendo oferecido em outras nove capitais brasileiras.