Guanambi, Seabra, Feira de Santana e Juazeiro são os quatro municípios definidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para receber, até o final do ano, os cursos de Formação de Agentes Multiplicadores em Segurança e Saúde para o Trabalhador Rural. Os técnicos da Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação (Cortrad) já estão visitando estas cidades para selecionar os multiplicadores e, logo em seguida, serão realizados os treinamentos. Serão beneficiados 67 municípios destas regiões.

Em abril passado, o curso gratuito foi oferecido na região do Baixo Sul do Estado para 55 agentes multiplicadores de 11 municípios. Hoje, eles são os responsáveis pelo repasse das informações obtidas em sala de aula para as suas respectivas comunidades. Em aulas práticas e teóricas os agentes aprendem desde a prevenção de acidentes na área rural e na pesca, passando pelas doenças ocupacionais, meio ambiente rural, primeiros socorros e prevenção na utilização de agrotóxicos.

Nesta nova etapa, a Setre pretende formar 160 novos agentes multiplicadores em Segurança e Saúde para o Trabalhador Rural. Com duração de 40 horas o curso é elaborado para atender às necessidades dos trabalhadores rurais e o objetivo da coordenação é disseminar as informações básicas e úteis sobre o tema para reduzir os índices de acidentes de trabalho no campo. Os expositores das disciplinas são técnicos especializados cedidos por diversos organismos de instituições municipais, estaduais e federais.