Cerca de 300 jovens dos municípios de Pintadas, Mairi, Várzea da Roça, Capim Grosso e Jacobina, que fazem parte do Projeto Juventude Cidadã, viveram um sábado diferente participando, no município de Ipirá, de um encontro de confraternização com apresentações de bandas, grupos dança e peças de teatro, sob o comando de jovens beneficiados pelo próprio projeto.

Jaílson Gama, de 21 anos, morador de Jacobina, elogiou a iniciativa da confraternização e o Juventude Cidadã. “Foi através do projeto que consegui o meu primeiro emprego e decidi a carreira profissional que vou seguir”, conta o jovem, que está com contrato temporário, na Prefeitura de Jacobina, após ter prestado serviço civil voluntário na área de assistência social. “Pretendo seguir nesta área e fazer faculdade de serviço social”.

Também já no mercado de trabalho, Ana Paula Machado, enumera os pontos que o Juventude Cidadã acrescentou em sua vida. “Além do trabalho, que é muito importante, hoje eu me considero uma pessoa mais preparada tanto para a vida profissional, quanto a pessoal”. Ela destaca os módulos de cidadania do projeto como fundamentais ao seu crescimento. “Aprendi a respeitar as diferenças, a me comportar no ambiente de trabalho e a ter uma conduta ética”, conta a jovem, que trabalha como recepcionista em uma clínica odontológica na sua cidade.

Presente na confraternização, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, ressaltou que o Juventude Cidadã vai além da qualificação e da colocação no mercado de trabalho. “O Projeto busca uma relação com o dia-dia dos jovens, fazendo com que eles desenvolvam o senso crítico e sejam transformadores da sociedade onde vivem”.

Nos municípios de Pintadas, Mairi, Várzea da Roça, Capim Grosso e Jacobina, o projeto Juventude Cidadã tem como entidade executora a Fundação Antônio Almeida e Silva (Fundal), e os cursos oferecidos foram nas áreas de Telemática, Administração, Vestuário e Agroextrativismo.

O projeto Juventude Cidadã, tem como alvo os jovens com idades entre 16 e 24 anos que não possuam vinculo empregatício e que ainda estejam cursando o nível médio em escolas públicas. É desenvolvido por meio de ações de valorização dos direitos humanos e da cidadania, qualificação profissional e prestação de serviços voluntários à comunidade, e as atividades são voltadas à superação das desigualdades, diferenças de classe, raça, orientação sexual, etnia, gênero e geração.

O projeto integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e está sendo implementado, na Bahia, através da Setre, em parceria com o Governo Federal, Secretarias de Estado e as Prefeituras Municipais. Participam do Juventude Cidadã 4.490 jovens em 54 municípios. Na Bahia, a União investe R$ 8 milhões enquanto, o Governo do Estado entra com uma contrapartida de R$ 9.540.600, provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).