Um grande cadastramento de Pessoas com Deficiência (PcD) será realizado pelo SineBahia em Feira de Santana, a partir desta segunda-feira (6) até sexta-feira (10), com o objetivo de facilitar a inserção desse público no mercado de trabalho. A atividade será realizada no Centro Industrial de Feira de Santana (CIFS), situado na Avenida Maria Quitéria, 1445 – Centro, com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ação faz parte de um acordo entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Yazaki, CIFS e Simmefs.

Os cadastros serão incluídos no banco de dados do SineBahia de Feira de Santana para que os candidatos possam concorrer às vagas intermediadas pelo serviço. A expectativa do SineBahia é de que as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade possam fomentar a captação de vagas direcionadas às PcD.

Obstáculos

Desde maio, a Supervisão de Políticas de Empregabilidade da Setre, por meio do SineBahia, selou parceria com a Yazaki, o CIFS e o Simmefs com o objetivo de mudar o cenário encontrado em Feira de Santana, onde o volume de contratações de pessoas com deficiência é historicamente muito baixo.

Em 2008, em todo o estado, 14.087 empresas foram fiscalizadas sob ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas apenas 684 apresentaram PcD em seus quadros. Também no ano passado, o SineBahia captou 2.307 vagas e colocou 936 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, resultado muito superior aos registrados pelo serviço antes de sua reformulação, em 2007.