Com o intuito de diminuir o alto índice de acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), em parceria com a Honda Motos, promove, entre os dias 5 e 29 de agosto próximo, cursos de requalificação de instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em municípios da Bahia. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos instrutores de motos para que eles ensinem aos futuros condutores novas posturas comportamentais a serem adotadas no trânsito.

A 1ª etapa da capacitação acontece em Paulo Afonso, nos dias 5 e 6 de agosto. Estão disponíveis 32 vagas e as aulas são divididas em teóricas (das 8 às 12h) e práticas (13 às 17h). Juazeiro e Jacobina fazem parte da 2º etapa do treinamento, que será realizado de 11 a 14 e de 19 a 21 de agosto, respectivamente. Já em Jequié, as aulas acontecem nos dias 25 e 26 e em Brumado, 28 e 29 de agosto.

Para as aulas de pilotagem, os instrutores deverão estar portando os seguintes equipamentos de segurança: capacete, óculos de proteção (se o capacete não possuir viseira), jaqueta ou camisa de manga longa, botas, luvas e equipamento para chuva, de preferência com a roupa do trabalho (farda).

De acordo com o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Jorge de Assis Lima, a utilização destes equipamentos visa proporcionar aos instrutores um treinamento mais seguro e confortável. “Quem não estiver de acordo com as exigências não realizará as aulas práticas”, enfatiza.