O Sistema Complementar de Transporte de Passageiros é tema de uma audiência pública que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba) promove, nesta sexta-feira (10), das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado. O objetivo é discutir e colher subsídios para o regulamento do sistema.

A audiência contará com a participação de cooperativas de transportes, empresas do setor de transportes intermunicipal, entidades de defesa de consumidores, deputados, vereadores, entre outros segmentos da sociedade local e da região do extremo sul. O diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto, estará à disposição da imprensa para entrevistas.

A lei que criou o Sistema de Transporte Complementar foi sancionada em fevereiro pelo governador Jaques Wagner. O objetivo é tirar da clandestinidade, através de licitação pública, milhares de trabalhadores que atuam no transporte clandestino de passageiros.

Na Bahia, estima-se que 7.500 veículos operam irregularmente no setor. As licitações para as linhas do transporte complementar serão realizadas a partir de agosto de 2009.