LOCAL: Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (C AB), em Salvador.
DATA: 27.07.09 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Assinatura de ordem de serviço para implantação de sinalização turística nas Costas do Dendê e do Cacau e áreas complementares.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ORDEM DE SERVIÇO: Estabelece o início da implantação de 2.400 placas, sendo 1.280 na Costa do Dendê, 930 na Costa do Cacau e 190 em áreas complementares. O objetivo principal é garantir uma sinalização indicativa e interpretativa, padronizada e articulada em toda a região do Litoral Sul, possibilitando o acesso aos diferentes locais, através de um sistema viário selecionado e capaz de atender ao volume de tráfego e de pedestres previstos. Serão utilizadas mensagens que retratem o conhecimento da comunidade local e que, ao mesmo tempo, atendam todas as necessidades dos visitantes em seu deslocamento. Dos R$ 2,6 milhões que serão investidos, 90% são oriundos do governo federal, via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur II), e o restante do Estado.

LOCALIDADES ATENDIDAS: Na Costa do Dendê, os municípios de Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú. Na Costa do Cacau, os municípios de Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Una, Santa Luzia e Canavieiras. Já as áreas complementares envolvem trecho da BR101, Itaparica, Vera Cruz, Itabuna e Belmonte.

DESTAQUES: O projeto prevê a implantação de placas para orientação dos viajantes que circulam motorizados; placas interpretativas para pedestres instaladas em locais de interesse turístico, a exemplo de mirantes, edificações e lugares históricos, e mapas animados das regiões informando percursos, trilhas, atrativos e roteiros náuticos. As placas para sinalização rodoviária serão fabricadas em chapa de fibra de vidro laminada, com perfil metálico reforçado de aço carbono galvanizado, tratado para aumentar a resistência ao ataque corrosivo, e aplicação de películas que retro-refletem os raios luminosos incidentes dos faróis.

DETALHES: Abaixo, uma breve descrição sobre os destaques do projeto de sinalização turística:

Mapa Animado: Serão instalados dois mapas animados, um englobando toda a Costa do Dendê e o outro a Costa do Cacau. Ambos abrangerão ainda as rodovias BR 101 e BA 001, principais portas de entrada desses destinos. A observação desses recursos permitirá a compreensão de toda a zona turística, despertar a curiosidade do visitante para conhecer novos locais além daqueles tradicionalmente divulgados, como também prolongar sua estadia na visitação de locais valorizados pela beleza natural, histórica ou cultural.

Placa de Roteiro Náutico: Informará ao turista quanto à visitação em uma área cujo acesso é possível por via náutica. Identificará também o local em que o turista está posicionado dentro da região, possibilitando assim um maior entendimento das opções existentes e a melhor forma de acesso aos pontos de seu interesse. O turista ainda será informado a respeito do serviço de transporte náutico disponível no local. Serão disponibilizadas informações quanto à duração e freqüência das viagens, bem como o modo (barco ou lancha) em que as mesmas serão executadas.

Placa de Área Urbana: Situará de forma mais precisa o turista dentro da localidade em que se encontra. Corresponderá a um detalhamento em planta, destacando todos os atrativos turísticos e serviços auxiliares disponíveis na região de cobertura do mapa. Identificará também o local em que o turista está posicionado dentro da malha urbana, possibilitando assim um maior entendimento das opções existentes e a melhor forma de acesso aos pontos turísticos. O turista ainda será informado a respeito da história do local, de aspectos culturais, informações relacionadas às características físicas e geográficas, atividades desenvolvidas, peculiaridades da população, dos seus eventos e outros detalhes que são típicos de cada área.

Placa de Mirante: Ressaltará pontos existentes nas Costas do Dendê e do Cacau nos quais se vislumbra uma paisagem agradável, de beleza natural, formada pelas praias e pela vegetação existente. O objetivo é destacar atrativos turísticos, estimulando a posterior visitação. O padrão visual que será adotado para este tipo de placa difere dos demais pelo fato de usar uma foto da paisagem observada, com as indicações dos pontos turísticos, bem como das respectivas localidades de cada lado do local.

Placa de Interesse Turístico: Será implantada junto aos atrativos turísticos, não necessariamente de bens a serem preservados, podendo conter informações sobre as reservas naturais, parques, áreas típicas da região, etc. Por serem previstas também ao lado dos bens tombados, estas placas foram concebidas para que causassem menor impacto visual possível nas áreas de preservação.

AÇÕES: Com o objetivo de oferecer ao turista lazer, segurança e novas opções de serviço, além de divulgar a importância do estado para outros países, o Governo da Bahia tem investido em diversas ações. Seguem abaixo algumas iniciativas:

Stock Car: Com a finalidade de combater a sazonalidade no turismo, no último mês de junho, o Governo do Estado assinou um contrato de patrocínio com a empresa organizadora da Stock Car. O documento prevê a realização do evento na Bahia por cinco anos. A prova será realizada nas pistas do Centro Administrativo da Bahia e este ano acontecerá no próximo dia nove.

Copa do Mundo: Salvador será uma das 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. A realização do evento na capital baiana trará uma série de benefícios para a população, como investimentos em infraestrutura urbana, que incluem a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a conclusão das primeira e segunda linhas do metrô e a modernização da linha ferroviária Calçada-Paripe, entre outros. Também estão previstas intervenções nos sistemas aeroportuário e portuário e obras de urbanização, saneamento e habitação. Alguns aspectos contribuíram para que a cidade fosse uma das escolhidas. Entre eles destacam-se a reconstrução do estádio de Pituaçu, a qualidade do projeto da nova Fonte Nova e a infraestrutura turística, com os números de leitos da rede hoteleira e de vôos internacionais.

Novas operações: Resultado do trabalho de captação de voos do governo estadual, no último mês de maio foi lançado um voo regular direto entre Salvador e Ilhéus, operado pela Trip Linhas Aéreas. A operação reforça a nova era do aeroporto Jorge Amado, que após um longo período de dificuldades com as restrições impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), voltou a trabalhar com voos diurnos e noturnos, favorecendo o turismo e o setor de negócios. Já em outubro de 2008, passou a funcionar diariamente a operação Salvador/São Paulo da Webjet, atendendo a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

Projeto Espicha Verão: Com objetivo de prolongar a permanência dos turistas em Salvador, o projeto transforma o Porto da Barra em área de lazer e entretenimento, com a programação Praia 24 Horas. Diversas atividades culturais e esportivas foram realizadas no local com a finalidade de atrair e garantir a permanência do turista na cidade, no período posterior ao carnaval.

Disque Bahia Turismo: Em setembro de 2008, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

Comunicação: Nesse âmbito, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br. Além disso, foi lançado um site para os festejos de São João: www.saojoaobahia.com.br.

Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do centro de Salvador.

Prodetur: Através do programa foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões, além do sistema de esgotamento sanitário, urbanização e drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador, um total de R$ 25 milhões foi destinado para a recuperação do patrimônio histórico e revitalização da orla marítima.

Voos internacionais: Atualmente, a Bahia possui 25 voos internacionais regulares provenientes de Buenos Aires, Miami, Frankfurt, Madri, Lisboa e Paris, além dos charters de Milão, Porto (Portugal), Córdoba (Argentina), Madri, e, brevemente, também de Montevidéu.

Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5.700 pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1.200 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural.

Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco, por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado faz um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas podem aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico leva novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro de 2008, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões, ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final de 2007: o Sintur e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos. Até 2008, foram investidos R$ 2 milhões da promoção no mercado internacional e mais R$ 3 milhões no mercado nacional. Em publicidade, material promocional, promoções de eventos e desenvolvimento de novos produtos turísticos, foram investidos R$ 17,5 milhões.