A Bahia continua na primeira posição do ranking nordestino dos estados que mais recebem turistas estrangeiros. Segundo levantamento da Embratur, divulgado na edição desta segunda-feira (27), no jornal Valor Econômico, 180 mil visitantes de outros países estiveram no estado no ano passado.

O número corresponde à soma do segundo e terceiro colocados – Ceará, com 98 mil, e Pernambuco, com 82 mil, respectivamente. A reportagem também aborda a união dos estados vizinhos para o desenvolvimento de alguns segmentos turísticos. É o caso do Enoturismo, desenvolvido em parceria entre a Bahia e Pernambuco, formatado em 2008 e que hoje leva 700 pessoas/mês às vinícolas do Vale do São Francisco.

Na Bahia, a matéria destaca ainda o projeto do São João da Bahia e o Turismo Étnico-afro, além também da vinda da Stock Car para Salvador. Em entrevista à repórter Roberta Campassi, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ressaltou os investimentos de R$ 12 milhões que foram feitos para o biênio 2008/2009, voltados à capacitação de profissionais, as campanhas publicitárias e de promoção da Bahia no Brasil e no exterior.

"Estamos ainda viabilizando a melhoria dos serviços e da atividade econômica dos destinos, pois consideramos que a inovação é um eixo fundamental", disse Leonelli ao Valor.