A primeira edição da Stock Car em Salvador, que ocorrerá no dia 9 de agosto nas ruas do Centro Administrativo da Bahia, deve mudar a rotina da capital baiana durante a semana de realização do evento. Além da chegada de turistas de todos os estados, a mídia nacional se voltará para a corrida, que será disputada pela primeira vez fora de um autódromo.

Entre os empresários do setor de turismo a expectativa é grande, principalmente no que se refere à chegada dos visitantes na cidade. Segundo Pedro Costa, presidente da Associação Baiana de Agentes de Viagens (Abav), trazer a Stock Car para a Bahia é uma iniciativa importantíssima. “Esse é um atrativo a mais para a população carente de lazer. Além disso, nós do turismo passamos a vislumbrar um aumento do fluxo a partir desse evento. O terceiro aspecto é o instrumento de promoção da Bahia para o país inteiro, já que a prova estará sendo divulgada para a mídia nacional”, enumera.

Outro fator destacado por Costa é a realização do evento por cinco anos na cidade. Para o secretário Domingos Leonelli, esse é o principal legado do evento, pois a certeza da realização da prova até 2013 vai dar aos empresários baianos a possibilidade de programar um calendário para a venda de pacotes de viagem.

A idéia é compartilhada ainda pelo diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luís Blanc. “O ideal é que a cada mês aqui, no estado, haja uma movimentação desse nível. Foi assim com o São João e acreditamos que deve ser com a Stock Car", afirma.

O ano de 2009 promete ser um dos mais movimentados em Salvador, no que se refere à realização de eventos. Ainda neste segundo semestre, serão realizados um congresso de cardiologia, apresentações do Cirque du Soleil e, em setembro, uma partida da Seleção Brasileira de Futebol, pelas Eliminatórias da Copa 2010.