O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Bahia, que conta com recursos da ordem de R$ 150 mil, do Ministério do Turismo, já está em execução. A rodada de quatro encontros propostos para a discussão do tema foi aberta, na segunda-feira (27), em Cachoeira, por representantes do setor náutico, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e das comunidades que vivem no entorno da Baía de Todos os Santos, local apontado como vetor de desenvolvimento do setor. As discussões ocorrem até o dia 3 de agosto, em Itaparica, São Francisco do Conde e Salvador.

O consultor náutico da Setur, Walter Garcia, afirmou que durante os encontros realizados em Cachoeira e Itaparica foi possível mostrar o plano à sociedade civil, que já começa a entender mais sobre o desenvolvimento do turismo náutico na região. Segundo ele, o avanço deste segmento ainda disponibilizará ao público outras opções de passeio pela Baía de Todos os Santos.

O plano, segundo Garcia, vai beneficiar a população de 15 municípios que fazem parte do entorno da BTS, dentre eles, as cidades históricas de Maragojipe, Cachoeira e São Félix.

A Baía de Todos os Santos é considerada por especialistas como uma das melhores regiões do mundo para a prática de eventos esportivos náuticos como regatas e travessias, devido às boas condições de navegabilidade, belezas naturais e temperatura da água.

Nesta quarta-feira (29), acontecerá reunião em São Francisco do Conde, no prédio da Uesf, e no dia 3 de agosto, no Convenções da Bahia (sala 03, lobby sul), em Salvador.