A partir de agosto, uma nova sinalização indicativa começa a ser implantada em todo o Litoral Sul, para facilitar a circulação de turistas na região. A medida vai viabilizar a colocação de 2.400 placas padronizadas, que terão início em Bom Despacho seguindo até a cidade de Belmonte. A ordem de execução do projeto, orçado em R$ 2,6 milhões, foi assinada nesta segunda-feira (27), pelo governador Jaques Wagner.

A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur 2) e tem prazo de conclusão previsto para dez meses. Serão 1.280 placas espalhadas pela Costa do Dendê, outras 930 na Costa do Cacau e as 190 restantes em áreas complementares, beneficiando um total de 18 cidades. A sinalização traz mapas ilustrados, placas de roteiros náuticos, áreas urbanas e de interesse turístico.

O governador ressaltou que, além de atender as necessidades de deslocamento e acessibilidade, a nova sinalização vai oferecer informações adicionais sobre as comunidades contempladas. “Vemos aumentar a quantidade de turistas que desejam interagir com a cidade, com a culinária, com a dança regional. Precisamos fazer as histórias brotarem desses locais, precisamos rechear nossos destinos turísticos com conteúdo. As placas são apenas um pequeno e importante passo para isso”, comentou Wagner.

Entre as cidades beneficiadas pela ação, estão conhecidos pontos turísticos como Camamu, Itacaré, Ilhéus e Itaparica. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, destaca que a iniciativa também contempla localidades fora dos eixos tradicionais, como Ituberá, Una e Vera Cruz. “Pretendemos melhorar a qualidade do serviço que oferecemos, sobretudo, o turismo rodoviário, sem esquecer de contribuir para a expansão e a interiorização do turismo em geral. Nosso estado é o único com 13 destinos consolidados e não podemos deixar de desenvolver tamanha diversidade”, disse Leonelli, afirmando que uma nova licitação está em processo para contemplar a Chapada Diamantina e o Litoral Norte com a mesma medida de sinalização.

Entre os representantes do segmento turístico, a iniciativa foi recebida com aprovação. “Os turistas tem dificuldade de locomoção, a falta de sinalização dificulta a localização de tudo. A ação é muito importante para o turismo regional”, comentou o presidente da Associação Baiana da Indústria de Hotéis, Ernani Pettinati. O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Pedro Costa, completou, “o Governo do Estado faz mais uma vez um gol de placa, dando um salto enorme no desenvolvimento turístico da Bahia”.