Os 150 jovens do Programa Mais Futuro, mantido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e pelas Voluntárias Sociais da Bahia, se reúnem neste sábado (22), às 13h, no SAC do Salvador Shopping. É o segundo encontro dos jovens do Programa Mais Futuro que trabalham nos postos SAC da capital e região metropolitana desde junho. Em pauta, o resultado da pesquisa de satisfação realizada junto ao público sobre o trabalho desempenhado pelos jovens, além das avaliações dos monitores de cada um nos postos.

Ao todo, o Mais Futuro já ofereceu a oportunidade do primeiro emprego a 250 jovens. Desde agosto, 100 deles desenvolvem funções na área administrativa e de atendimento ao público do Hospital Roberto Santos. Os aprendizes cumprem carga horária de seis horas diárias e tiveram suas carteiras assinadas. Recebem remuneração no valor de R$ 507, além de vale lanche. Os benefícios são superiores ao que estipula a Lei do Aprendizado e o contrato tem validade de dois anos.

“No geral, o evento será de boas notícias, pois a evolução do desempenho dos jovens, na percepção de gerentes e monitores, tem sido muito satisfatória. A boa performance foi confirmada também pelo público que está muito satisfeito com o atendimento prestado pelos jovens”, explicou o superintende de Atendimento do Cidadão, Flávio Amorim.

Legalidade

As diretrizes do Mais Futuro são estabelecidas pelo Decreto nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.

O objetivo principal do programa é a formação tecnico-profissional de jovens e adolescentes na função de assistente administrativo. Além da vivência prática no mundo do trabalho, os aprendizes passam também por treinamento teórico de 400 horas, dividido em módulos que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, administração pública, informática e noções de empreendedorismo.

O Mais Futuro conta com a parceira da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que realiza a avaliação de perfil dos candidatos e, após a experiência de trabalho, inclui o currículo dos jovens no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).