Evitar a perda de animais no período de seca, capacitar os agricultores familiares para vendas de produtos de origem animal como leite e carne, e melhorar a renda no campo. O desafio faz parte do treinamento sobre os Múltiplos Usos da Cana-de-Açúcar na Alimentação Animal, que acontece nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Centraf), no município de Utinga, com a expectativa de beneficiar 100 pequenos agricultores da região.

A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), em parceria com o Centraf, do Território da Chapada Diamantina.

Os interessados em participar do treinamento ainda podem comparecer ao Centraf até às 8h desta quarta, e efetuar sua inscrição. De acordo com o chefe do escritório da Ebda de Utinga, Aristômenes Aragão, a programação é intensa e produtiva.

Segundo explicou, “na prática, os agricultores aprenderão como coletar, processar, triturar e preparar a cana-de-açúcar. Isso vai possibilitá-los a produzir e a comercializar com um melhor preço, superando o período de estiagem da região”, disse Aristômenes.

O treinamento será ministrado pelo engenheiro agrônomo da Ebda, Giderval Vieira Sampaio, que demonstrará a segurança do manejo de equipamentos, o uso de produtos veterinários, além da questão ambiental em relação ao aumento da capacidade de produção em pequenas áreas.

Os agricultores familiares que participam do treinamento são dos municípios de Boa Vista do Tupim, Bonito, Iaçu, Marcionílio Souza, Ruy Barbosa, Utinga e Wagner. Também foram convidados os agricultores dos municípios de Andaraí, Iraquara e Nova Redenção.

A partir desse treinamento, os agricultores vão estar aptos a produzir alimentos de origem animal e poderão comercializá-los para a merenda escolar, já que a prefeitura de Itaberaba aderiu ao programa de Aquisição de Alimento (PAA), que incentiva a agricultura familiar e beneficia pessoas em situação de instabilidade alimentícia.