Para preparar os agricultores familiares na implantação das práticas agroecológicas e no desenvolvimento sustentável, será realizado, a partir desta quarta-feira (12), uma capacitação sobre Agroecologia para agricultores familiares do município de São Gabriel, região de Irecê. Os interessados em participar devem entrar em contato através do telefone (74) 3641-3713.

O curso, que prossegue até sexta-feira (14), é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento agrícola (EBDA), e será realizado no Centro de Formação dos Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil).

Programa: Diferença entre Agroecologia e Agricultura Convencional, Segurança Alimentar, Perigo dos Agroquímicos, Controle Biológico de Pragas, Formação do Solo e Produção de Biofertilizantes são alguns dos temas que serão abordados pelo engenheiro agrônomo da empresa, Edvaldo Filho, durante o curso.
A capacitação vai proporcionar aos agricultores familiares, segundo o chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha, mais conhecimento e habilidade no campo. “Eles terão a oportunidade de aprender as bases práticas e teóricas da agroecologia e as mudanças necessárias para uma agricultura sustentável, em harmonia com o meio ambiente”.

Também serão discutidos no curso: a modernização da agricultura com a transformação na base técnica; e a teoria da agricultura de altos insumos e a teoria e os efeitos da agricultura moderna, como o aumento da produção e produtividade de algumas culturas, a prioridade às exportações, bem como a elevação no consumo de energia não renovável e a contaminação por resíduos químicos.