Melhorar o desempenho e a produtividade na implementação das políticas públicas voltadas para a comercialização na agricultura familiar. É o que pretende a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, (Seagri), que, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), iniciou, nesta segunda-feira (17), na sede da empresa, em Itapuã, o treinamento de 840 técnicos em todo o estado.

A idéia é treinar os técnicos para a elaboração de projetos com o objetivo de obter mais recursos do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento para Bahia e Sergipe (Conab).

“Não temos problemas de recursos. Não há limites de aplicação por Estado. Temos que ter projetos”, disse a superintendente regional da (Conab), Rose Pondé, presente ao evento, informando que para todo o Brasil foram disponibilizados R$ 200 milhões para aplicação no PPA.

Por intermédio do PAA, o governo federal compra a produção dos agricultores familiares e distribui à população em situação de insegurança alimentar, atendida pelos programas sociais locais.

No ano passado, a Bahia acessou apenas R$ 17 milhões de recursos do PAA. Este ano, até agora, foram liberados R$ 7 milhões e a expectativa da Conab é de que até o final do ano sejam executados mais R$ 15 milhões, totalizando R$ 22 milhões.

Mas a Secretaria da Agricultura se empenha para que o crescimento seja muito maior. De acordo com o desafio lançado pelo secretário Roberto Muniz durante a solenidade de abertura do treinamento, “se cada técnico fizer um projeto do PAA, no valor de R$ 80 mil cada, teremos R$ 69 milhões injetados na agricultura familiar”. Cada projeto pode alcançar o limite de R$ 100 mil e atender a 33 famílias de agricultores.

O secretário lembrou que, além do treinamento dos técnicos “estamos capacitando os movimentos sociais que representam milhares de famílias de agricultores assentados ou em acampamentos no estado”.

Os 840 técnicos da EBDA atuam em todas as regiões da Bahia. Eles serão capacitados por meio de sete encontros regionais. Além do que foi iniciado nesta segunda, o programa de treinamento continua em Feira de Santana quando serão treinados, nos dias 24 e 28 deste mês, os técnicos das regiões de Feira de Santana, Serrinha, Alagoinhas e Ribeira do Pombal.

Até o final de setembro serão beneficiados com a iniciativa, os técnicos das regiões de Senhor do Bonfim, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Jequié, Caetité, Itabuna, Cruz das Almas, Teixeira de Freitas, Seabra, Irecê, Itaberaba, Ibotirama, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória.

Além de treinados para a elaboração de projetos para o PAA, os técnicos serão capacitados para a utilização de programas como Garantia Safra, Distribuição de Sementes, Mais Alimentos, Programa Sertão Produtivo, DAP e Alimentação Escolar.