Em apenas quatro dias, mais de cinco mil estudantes de escolas públicas e particulares de Salvador e região metropolitana assistiram a peça “Carne de Qualidade”, promovida pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), durante a 13ª edição da Exporural. Um elenco formado por quatro atores mostra de forma lúdica e didática um assunto importante para a saúde pública: a importância do consumo de carne inspecionada.

A cadeia produtiva da carne e do leite, preocupação ambiental com o uso de agrotóxicos no campo, controle de qualidade e origem dos produtos agropecuários e a segurança alimentar também são temas abordados no projeto “Adab nas Escolas”, dirigido pela médica veterinária, Irma Du Amor. “O nosso trabalho visa transformar professores e alunos em cidadãos atuantes e multiplicadores de conhecimento, além de fornecer informações sobre comércio e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal em todo o estado”, explica a veterinária da Adab.

Após a apresentação teatral, os estudantes assistem um vídeo mostrando a diferença entre o abate realizado de forma clandestina e o inspecionado. O estudante, Ricardo Alves, 17 anos, disse que hoje aprendeu uma grande lição. “Entendi como é importante o acompanhamento de um médico veterinário para que o abate seja feito de maneira correta e para o diagnóstico de doenças dos animais que podem afetar a nós mesmos”.

Educação Sanitária: Além das apresentações em exposições agropecuárias, a agência pretende inserir o projeto “Adab nas Escolas” como tema transversal no currículo escolar trabalhando matérias ligadas à educação sanitária e ambiental, higiene, saúde, valores cívicos e morais, desenvolvendo a consciência de cidadania nas crianças e jovens em idade escolar.

Para a diretora da Escola Santa Júlia, Rosilda Castro, a integração dos estudantes do meio urbano com o ambiente rural desperta um maior interesse dos alunos para assuntos “que eles não conheceriam em sala de aula. Como exemplo, podemos citar a importância do consumo de alimentos inspecionados. Esta iniciativa abre uma oportunidade de inovação na área da educação tradicional”, diz Rosilda.

As Voluntárias Sociais da Bahia, parceira do projeto, distribui sopa aos alunos no final das apresentações. O espetáculo tem o apoio ainda da Petrobras, da Associação Baiana dos Criadores de Cavalo (ABCC) e da Polícia Militar. A peça acontece até esta sexta-feira (7) no Parque de Exposições de Salvador.