Capacitação de técnicos para qualificação de agricultores na produção de semente e mudas. Este é o objetivo do 6º Curso de Capacitação para Produção de Sementes e Mudas, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), para 30 técnicos da empresa e de entidades envolvidas com a agricultura familiar.

O treinamento, que acontece desta segunda (10) até sexta-feira (14), será realizado no Caldas Palace Hotel, em Caldas do Jorro, região de Ribeira do Pombal, e faz parte do Programa Semeado, desenvolvido pelo Governo do Estado, a partir de 2007.

Características que afetam a qualidade das sementes; A importância das sementes; Legislação, normas e padrões na produção de sementes e mudas; Cultura da mamona, do girassol, feijão e milho, além de Produção de mudas, são temas que serão abordados no curso. Entre os integrantes da equipe de instrutores da EBDA estão Edson Alva, Eli Santana, Valfredo Vilela, Ernesto Ledo e Jorge Wellington, qualificados para a função.

Para Edson Alva, a importância do treinamento será refletida na mudança do perfil dos agricultores familiares do Estado, que são os responsáveis pela grande maioria dos grãos disponíveis para consumo. “O reflexo deste investimento já está sendo sentido, pois, além de melhorar a sua produção, produtividade e a qualidade do produto, o agricultor familiar melhora a sua qualidade de vida”, assegurou o técnico.

Resultados do programa

O Programa Semeando faz parte da parceria Seagri, Superintendência da Agricultura familiar (SUAF)/EBDA e tem como objetivo suprir as necessidades básicas de produção, dos agricultores familiares, no período de plantação, como a utilização de sementes de qualidade. Para tal, estão sendo implantados Bancos de Sementes, nas comunidades, visando reduzir a dependência dos produtores nas safras seguintes.

No primeiro semestre deste ano, que corresponde à safra verão 2008/2009, o programa apresentou resultados satisfatórios nas regiões de Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Cruz das Almas, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Desde o início do programa, em 2007, até junho/2009, com o final da safra de verão, foram capacitados 160 técnicos da empresa, na produção de sementes. Já os agricultores que receberam assistência técnica da EBDA, para implantação e desenvolvimento de campos de produção de sementes, no mesmo período, totalizaram 860, enquanto os beneficiados com os bancos comunitários de sementes próprias somaram 14.230 agricultores familiares.

Neste mesmo período, foi contabilizado um total geral de sementes distribuídas de 6,5 milhões de quilos (milho, feijão, vígna, mamona e sorgo), beneficiando a 807 mil agricultores familiares, nas áreas de plantio do Estado da Bahia.