Inaugurado em novembro do ano passado, na Associação de Pequenos Agricultores Rurais Baixão, Tremendal e Cariri (Aprobatec), a 50 Km da sede de Valença, no Baixo-sul da Bahia, o Centro Digital de Cidadania (CDC) vem ajudando a melhorar a qualidade de vida de pequenos agricultores familiares. Além de garantir o acesso à informática, com internet banda larga, o CDC vem oferecendo cursos de capacitação para quem lida diretamente com a terra, como de clonagem de cacau, para tornar o produto mais resistente à vassoura-de-bruxa.

Outra oficina muito procurada pelos pequenos agricultores que plantam e colhem em família é o do cultivo da banana da terra, outro produto muito cultivado na região, ao lado do cravo, do guaraná e do próprio cacau. Ainda no CDC, com o auxílio de técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), os agricultores familiares podem se habilitar à tomada de pequenos financiamentos para a lavoura. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é outro parceiro constante no CDC da Aprobatec, juntamente com escolas da região, os núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET) e também as igrejas.

De acordo com gestora do CDC, Maria Joselita Santos da Costa, também presidente da Aprobatec, institituição fundada há quase vinte anos, o Centro, além das comunidades de Baixão, Tremendal e Cariri, atende também às localiodades de Tabuleiro dos Vargas, Contendas, Tabocal, Bananeira e Ponto Novo.

Rede já dispõe de mais de 700 Centros Digitais de Cidadania

Através do Programa Cidadania Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em inclusão digital entre os Estados brasileiros. A importância do Programa é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.

O programa possui uma rede com cerca de 700 Centros Digitais de Cidadania, presentes em mais de 400 municípios da Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Cada CDC dispõe de dez computadores, uma impressa, internet banda larga e são equipados com softwares livres, a exemplo de editor de texto, planilha eletrônica, editor de imagens, dentre outros.

O principal público beneficiado pelo Programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.