Famílias carentes da zona rural do município de Valente, distante 240 quilômetros de Salvador, foram beneficiadas com a entrega, na quinta-feira (27), de donativos das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Para atender às demandas sociais de 30 comunidades rurais, as equipes técnicas das VSBA entregaram 485 cobertores, colchões e filtros de água que beneficiaram cerca de 500 famílias. O Grupo Social Terceira Idade em Movimento (Gesmim), recebeu 50 metros de tecidos para as oficinas de artesanato.

A diretora operacional da instituição, Tânia Lessa, representou a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, na solenidade. Também participaram do encontro, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Straf Valente), representantes das associações comunitárias, dirigentes sindicais. “Antes, a gente do movimento sindical era mal visto pelos governos, não tinha acesso às autoridades políticas e era sempre vítima das ações de violência na hora de lutar em defesa dos direitos sociais. Essa realidade agora mudou. Temos ido a Salvador para dialogar com os vários órgãos do governo e somos bem recebidos”, disse o presidente do Straf Valente, Claudionor Aquino.

Tânia Lessa fez um breve histórico das VSBA, destacando a concepção de cidadania que orienta os trabalhos das equipes técnicas. Também foram apresentadas as políticas e ações desenvolvidas em todo o estado.   “As VSBA, nesta gestão, adotaram como parâmetro, a política nacional de assistência social, desenvolvendo ações que incrementem a transformação social, instituindo gradativamente metas, modelos e critérios para o melhor aproveitamento das políticas públicas existentes. Também atendem demandas específicas da sociedade organizada, em situação de emergência e vulnerabilidade social com ações diretas para proporcionar assistência imediata aos que precisam”, destacou a diretora operacional.

Para as lideranças regionais, os governos atuais têm dado prioridade à região sisaleira da Bahia porque a maior parte das políticas está sendo voltada para entidades que desenvolvem ações de promoção do desenvolvimento social e econômico.

Alguns exemplos mais destacados são a Indústria e Fundação da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), a Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia (Fatres), o Conselho de Desenvolvimento Sutentável do Território do Sisal (Codes Sisal), as Cooperativas de Crédito Rural, dentre outras organizações.

Também foram lembradas, as ações em educação como a criação da escola de ensino médio profissionalizante, em São Domingos e, em parceria com o neurocientista Miguel Nicolelis, a implantação da escola de ciência, no município de Serrinha.