O governo da Bahia está realizando desde julho as Oficinas de Escuta do Programa Bolsa Família (PBF). O objetivo é ouvir os representantes dos municípios e identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores e equipes técnicas, como estratégia para melhorar os indicadores do programa.

Entre os participantes estão os secretários municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. A Coordenação Estadual do Bolsa Família também apresenta dados, que são confrontados e discutidos.

A atividade é organizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e está acontecendo em 13 cidades-polo da Bahia, abrangendo mais de 170 gestões municipais. Suas experiências, potencialidades, características do trabalho realizado, riscos, deficiências na gestão, ações inovadoras e as necessidades de melhoria na relação governo estadual Estado/município serão pautas fundamentais dos eventos.

A expectativa é que as oficinas sirvam como instrumento estratégico para o governo da Bahia, que através delas ampliará sua visão e conhecerá as realidades específicas e diferenciadas de cada município dentro do Bolsa Família, hoje exemplo no mundo de instrumento de convergência das políticas sociais.