Coproduzir e regionalizar para fortalecer a TV pública brasileira. Com o compromisso de fazer valer na prática essa máxima, foi encerrado, esta semana, no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o Encontro de Dirigentes de TVs Públicas, Educativas e Universitárias do Nordeste.

Os representantes da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Pernambuco elaboraram a Carta de Salvador, que marca posição das emissoras da região frente à atual conjuntura da radiodifusão no país. O próximo encontro está marcado para o mês de novembro na capital alagoana.

Segundo o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, a Carta ressalta a articulação das TVs públicas do Nordeste, instigando o Brasil a montar uma rede participativa horizontal com todos os estados e regiões do país, reafirmando o compromisso com a Rede Brasil, a TV Brasil como projeto de democratização da comunicação no país.

“Isso reforça nosso interesse com a Primeira Conferência Nacional de Comunicação, que vai acontecer em dezembro deste ano. Então, estamos afirmando a presença desse pedaço do Brasil na cara que o país pretende ter, que é a cara inteira do Brasil. O papel do Nordeste nisso é muito importante”, defende Pola.
O diretor presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, responsável pela TV Educativa de Alagoas, Marcelo Sandes, avalia essa articulação como um desdobramento da Rede Nacional de TVs Públicas, que está se formando a partir da liderança da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV Brasil.

“Tivemos reuniões em Brasília na formação do Fórum Nacional de Públicas e sentimos a necessidade de fazermos esses encontros regionais. O Nordeste avançou nesse aspecto talvez mais do que qualquer outra região, pois conseguimos estabelecer datas e temáticas para as produções nas respectivas TVs. O que se busca fazer é que o telespectador, independente do estado que habite no Nordeste, se inteire com o que é produzido nos estados vizinhos”, afirma Sandes.

Para a superintendente de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (instituição responsável pela TV Universitária do Rio Grande do Norte), Josimey Costa, o encontro colaborou para fortalecer a pluralidade democrática no segmento televisivo da região.

Ele enfatiza que o encontro foi muito produtivo. “Acertamos uma série de reportagens que vai mostrar o Nordeste para o Nordeste. Acertamos a possibilidade de co-produções. Conseguimos dar uma amostra da produção de cada emissora em cada estado. Conseguimos ver o que não tem na televisão nacional que é produzido em cada lugar. No próximo encontro, vamos fechar a série de reportagens com as temáticas a serem veiculadas sobre o Nordeste. Vamos acertar uma interprogramação que contemple aspectos regionais de todas emissoras”.