LOCAL: Centro de Convenções.
DATA: 18.08.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Cerimônia de abertura da Expo Construção Bahia 2009: 9ª Feira de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos da Indústria da Construção.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Acontece entre os próximos dias 18 e 22. Apoiado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), reúne, anualmente, toda a cadeia produtiva da construção civil, promovendo contato entre as empresas e os profissionais do setor. Este ano são 250 empresas expositoras. Além da exposição de diversos produtos e serviços, na Expo Construção Bahia existem espaços para a discussão de questões relacionadas ao setor da construção civil. Nesta edição, serão apresentados os seguintes eventos paralelos: Fórum EcoTech, Seminário Tecnológico da Construção Civil, Concurso A Ponte e o Fórum Nacional de Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade (Fonai).

EXPECTATIVA: Segundo a organização do evento, esta edição prevê um aumento de aproximadamente 15% no montante de negócios gerados em relação à edição passada, quando esse saldo totalizou R$ 60 milhões em negócios.

HISTÓRICO: A presença de arquitetos, engenheiros, mestres de obras, construtores, lojistas de material de construção e estudantes de toda a região nordeste faz que a feira seja considerada uma das mais importantes do segmento no país. Várias empresas de grande porte já participaram da Expo Construção Bahia. Desde 2001, o evento reúne construtoras, proprietários de empresas, distribuidoras e lojas de material de construção, engenheiros, arquitetos, profissionais do setor e estudantes. São 250 empresas expositoras.

BAHIA: Abaixo, dados gerais sobre o desempenho da construção civil no estado:

• A construção civil baiana acompanha a expansão do setor em todo o país. Em 2008, o PIB do setor no Estado cresceu 8,4%. No primeiro trimestre de 2009, esse crescimento foi de 0,6%.
• De acordo com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o número de vagas formais da construção civil na Bahia, no primeiro semestre de 2009, foi igual a 6.602, uma redução de 43,7% em relação ao mesmo período de 2008.
• O setor de construção civil na Bahia correspondeu a 8% do número de vagas formais de trabalho da construção civil do Brasil, no primeiro semestre de 2009.
• Também de acordo com o Caged, a Bahia, no primeiro semestre de 2009, foi responsável pela geração de 17.929 vagas formais de trabalho.
• A construção civil foi responsável por 36,8% do total de vagas formais de trabalho na Bahia, no primeiro semestre de 2009.
• Segundo o Caged, a construção civil na Região Metropolitana de Salvador, no primeiro semestre de 2009, foi responsável pela criação de 3.992 vagas formais de trabalho.
• O valor total de financiamentos imobiliários (construção e aquisição), com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), foi de R$ 357 milhões, de janeiro a maio de 2009.
• No período de janeiro a maio de 2009, a Bahia foi o estado que teve maior participação (34%) do total de financiamentos imobiliários (construção e aquisição) do SBPE no Nordeste. Em relação ao Brasil, sua participação foi de 3,2%, ficando atrás de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
• De acordo com pesquisa realizada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi – BA), em Salvador, foram lançadas 17.376 novas unidades habitacionais em 2008, um incremento de 91,62% com relação a 2007. Já as vendas de imóveis novos em 2008 cresceram 98%, com a comercialização de 14.130 unidades.