As aprovações de crédito da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) cresceram 15,4%, alcançando R$ 79,1 milhões no primeiro semestre de 2009, contra R$ 68,6 milhões em igual período de 2008. Este valor corresponde a 6.132 operações de financiamento.

O resultado do período é equivalente ao que foi aprovado pela instituição em todo o ano de 2005. A Diretoria Colegiada reuniu o corpo de funcionários para apresentar os resultados financeiros e avaliar o orçamento e o programa de metas do ano.

Segundo o presidente da Desenbahia, o economista Luiz Alberto Petitinga, os resultados operacionais positivos demonstram o esforço da Agência na resposta aos efeitos da crise financeira mundial. “Também revelam a tendência de crescimento da Desenbahia”.

Petitinga disse que, no primeiro semestre de 2006, foram R$ 29 milhões; no primeiro semestre de 2007, foram R$ 37,6 milhões; em igual período de 2008, chegaram a R$ 68,6 milhões; e, neste primeiro semestre de 2009, cresceram para R$ 79,1 milhões. “A Desenbahia aprovou R$ 133,1 milhões em 2008 e a meta é ampliar este número para R$ 145 milhões este ano”, contabilizou.

Cresce a demanda

Neste semestre, a Desenbahia registrou número histórico de solicitações de financiamento: 545 processos até o mês de julho deste ano. As linhas de crédito mais procuradas são: ModerFrota (para a aquisição de máquinas, como tratores e colheitadeiras) e CrediFácil (para financiar investimentos fixos e capital de giro). Em 2006, foram registradas 494 solicitações de crédito. Já em 2008 o número total foi de 701 processos (dados não incluem solicitações do CrediBahia, Pronaf e Prótaxi).

Para o chefe da Central de Relacionamento com Clientes da Desenbahia, Marcelo Gentil, isso significa um maior conhecimento dos produtos da Desenbahia, aliados às estratégias do governo, e um bom resultado das ações de comunicação e marketing. “Com a crise, os bancos comerciais se retraíram e a Desenbahia continuou forte no apoio aos pequenos e médios negócios”, explicou.

O aumento da demanda é também resultado do trabalho das gerências de negócios no interior, concluiu a gerente de Micro e Pequenas Empresas da agência, Yeda Ginbo. “As ações de divulgação com a eficácia do trabalho no interior provocaram a descentralização da oferta de crédito. Para investimentos, os empresários do interior baiano contam efetivamente com a Desenbahia, que cumpre seu papel no fomento à economia”.