LOCAL: Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.
DATA: 06.08.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 13h30

O QUE É: Assinatura de documento que autoriza o uso do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, pertencente ao Governo do Estado, pela empresa T4F Entretenimento S.A., para promoção de apresentações do Cirque du Soleil.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: A assinatura acontece logo após a cerimônia denominada de “Big Top Raising”, ocasião em que à lona principal do circo é erguida para receber o espetáculo Quidam. O Parque de Exposições abrigará toda a equipe e estrutura do Cirque du Soleil durante a permanência do grupo na Bahia. Como contrapartida, a T4F Entretenimento fica obrigada a:

• Divulgar a logomarca do Governo do Estado da Bahia na programação visual do evento, abrangendo todas as peças publicitárias para jornais, revistas, televisão, out doors, painéis, faixas e palcos de shows;
• Entregar o espaço na data prevista, quando deverão estar definitivamente concluídos os serviços de recuperação, limpeza geral, desmontagem e retirada de todas as instalações utilizadas para a realização do evento;
• Fazer a pavimentação da área a ser utilizada, relocar postes de iluminação, reformar o posto de saúde e da área de segurança;
• Ceder 500 ingressos para estudantes de escolas públicas cadastradas pelo Governo do Estado.

BIG TOP RAISING: A Grande Tenda será levantada por uma equipe de 100 técnicos, em apenas cinco minutos. Para dar suporte serão utilizadas 140 vigas laterais e 450 estacas. Durante o ritual, autoridades e jornalistas serão convidados por uma equipe da companhia circense para uma visita a estrutura e as instalações do local, que depois de pronto terá capacidade para 2,6 mil espectadores, um diâmetro de 50 metros e 25 metros de altura. Além disso, conta com uma área de entrada de 900 m² e 18 metros de altura e uma terceira lona destinada aos treinamentos, de 400 m² e 12,5 metros de altura, onde os artistas se preparam para cada número. A área total que recebe o Cirque du Soleil será de 20 mil m², incluindo bilheterias, escritórios e a cozinha. Na ocasião será exigido o uso de sapatos fechados, além de capacetes e coletes, que serão oferecidos no local.

QUIDAM: O espetáculo foi criado em 1996, no Canadá (a sede do Cirque du Soleil é na cidade de Montreal), e já foi visto por mais de nove milhões de pessoas em 20 países. A equipe que o apresenta em qualquer lugar do mundo é sempre a mesma, pois há oito equipes itinerantes apresentando espetáculos ao redor do planeta ao mesmo tempo, com shows diferentes. Quidam traz a história de Zoé, uma jovem negligenciada pelos pais, que entra numa realidade mágica de aventuras e amigos imaginários. Para contar esse enredo, em dez atos, 50 artistas de 15 nacionalidades, sendo três brasileiros, dividem o palco. São usados no espetáculo 250 figurinos, 200 pares de sapatos e 500 objetos cênicos.

TURNÊ: A estreia nacional de Quidam ocorreu em Fortaleza e já passou também por Olinda. Após Salvador, o espetáculo segue para Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo estão previstas cerca de 330 apresentações.

EQUIPE: Para que tudo seja executado com perfeição, a equipe que veio ao Brasil conta com pessoas de 23 nacionalidades, sendo cerca de 40 técnicos e 50 artistas. A grande maioria viaja acompanhada da família, então no lugar onde se instalam também há escritórios e até escolas para as crianças. Tem um brasileiro à frente do processo de montagem. Eduardo Salvo já está no Cirque há seis anos, ele é o responsável técnico pela montagem, manutenção e desmontagem das cinco lonas que abrigam toda a estrutura da trupe. Outros três brasileiros atuam no do elenco de Quidam: Jailton Carneiro, de Salvador; Gracilene Moura, de Goiânia; e Denise Wal, de Curitiba. Além disso, por onde a companhia passa cerca de 300 funcionários diretos são contratados temporariamente. Essas pessoas trabalham no levantamento da estrutura, nas lojas de souvenirs e lanchonetes e na recepção e organização dos espetáculos no local.

SALVADOR: Na capital baiana, o Cirque du Soleil deve contratar 950 trabalhadores em regime temporário, sendo 200 para quatro grandes áreas de suporte à equipe de artistas circenses: administrativa, de vendas, atendimento ao cliente e apoio operacional. O evento abre mais 750 vagas para as funções de atendente de bar, caixas, auxiliares de cozinha, cozinheiro bilíngue, garçom, recepcionista, recepcionista bilíngue, vendedor, estoquista, camareira bilíngue e auxiliar administrativo.

CIRQUE DU SOLEIL: Em francês, significa “Circo do Sol”. O grupo foi fundado por Guy Laliberté e Daniel Gauthier, dois ex-artistas de rua, na cidade canadense de Quebec, no ano de 1984. Com o sucesso alcançado, o Cirque du Soleil estreou em diversos continentes e criou novos espetáculos. Atualmente, apresenta os shows Saltimbanco, Alegria (depois que se apresentou no Brasil, cumpriu turnê na Europa e hoje está em Dubai), Dralion, Quidam, Varekai, Corteo, Kooza, La Nouba, Mystére, Love, Delirium, Zumanity e Kà. Os espetáculos do Cirque du Soleil encantam o mundo por suas acrobacias em sintonia com iluminação cênica, sonoplastia e cenários especiais. As apresentações do Cirque du Soleil em Salvador serão em poucos dias, mas a companhia ficará estabelecida na cidade por todo o mês de agosto.

OVO: Em comemoração aos 25 anos de fundação da companhia, foi criado o espetaculo Ovo, que tem como tema “O mundo dos insetos”. Quem dá ritmo a esse espetáculo é a diretora e coreógrafa brasileira Debora Colker. Ovo fala da história de amor entre uma joaninha e um mosquito e representa o ciclo da natureza que nunca para; a vida acaba para começar de novo. Entre os artistas, o único brasileiro selecionado para o elenco é Zeca Padilha, acrobata gaúcho.