O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) dá continuidade a sua programação de agosto e vai ao Vale das Pedrinhas mostrar aos moradores do bairro toda a beleza e lirismo da música de concerto. Os grupos Duo Barroco e Opus Lumen se apresentam na Igreja de Santo André nesta terça-feira (25), às 19h, e a entrada é gratuita.

O projeto Cameratas vem mantendo regularidade na sua programação, realizando, em média, três apresentações gratuitas por semana. As sete cameratas formadas por músicos da OSBA se apresentam em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros, democratizando o acesso à música de orquestra, e contribuindo para a formação de novas plateias. A presença das Cameratas pode ser solicitada através do telefone 3117-4842. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

Duo Barroco

A camerata Duo Barroco é formada pelo trompetista Heinz Karl Schwebel e pelo pianista e tecladista Eduardo Torres. Embora possua um repertório barroco com obras dos grandes mestres do período como Bach, Handel e Vivaldi, o duo não restringe seu repertório e apresenta obras que vão dos séculos XVIII a XX.

Opus Lumen

O Trio de Palhetas é mais uma das clássicas formações de grupos de câmera. Composto por três instrumentos de sopro que utilizam palhetas para emitir seu som, dois são tocados com palheta dupla – o oboé e o fagote, e um com palheta simples – a clarineta. É formado pelos músicos Gustavo Seal no oboé, Solamy Oliveira na clarineta e Cláudia Sales no fagote.