O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) dá continuidade à sua programação e realiza mais duas apresentações esta semana. Na quinta-feira (13), às 17h30, as cameratas Duo Barroco e Quarteto Novo prometem encantar os adolescentes da Instituição Cristã de Amparo aos Jovens (ICAJ), em Acupe de Brotas. Na sexta-feira (14), às 16h, será a vez do grupo Bahia Cordas levar a música clássica aos pacientes e seus acompanhantes do Hospital Roberto Santos, no Cabula. As apresentações são gratuitas.

As Cameratas da Osba já são conhecidas pela população de Salvador por divulgar a música de concerto, levando-a a diversos públicos. As sete cameratas formadas por músicos da Osba têm se apresentado em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros, democratizando o acesso à música de orquestra, e contribuindo para a formação de novas plateias.

A presença das Cameratas pode ser solicitada através do telefone (71) 3117-4842. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

Duo Barroco – A camerata Duo Barroco é formada pelo trompetista Heinz Karl Schwebel e pelo pianista e tecladista Eduardo Torres. Embora possua um repertório barroco com obras dos grandes mestres do período, como Bach, Handel e Vivaldi, o duo não restringe seu repertório e apresenta obras que vão dos séculos 18 a 20.

Quarteto Novo – É a mais nova camerata da Osba, composta pelos músicos André Becker (saxofone e flauta), Ilza Cruz (fagote), Gilson Cornélio (violino) e Djalma do Nascimento (violoncelo). O repertório do grupo passeia desde o clássico ao popular.

Bahia Cordas – Tem seu repertório bastante variado, desde a música barroca (Bach, Vivaldi, Pachelbel, Corelli) e a música sacra e popular, até composições dos próprios integrantes da camerata. É formada pelos os músicos Rogério Fernandes, Raul Bermudez, Uibitu Smetak, Antônio Amorim, Marcos Antonio Maciel, Maurício Kowalki e Orley Francisco de Souza.