Neste mês, o projeto Domingo na Praça, da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, abre espaço para a cultura popular nordestina, dando destaque à literatura de Cordel. A cada domingo, um bairro diferente da cidade tem sido palco de atividades gratuitas de recreação e incentivo à leitura, com a visita da Biblioteca-Móvel, das 8 às 12h.

Neste domingo (16), a garotada poderá ler diversos cordéis, com contos e lendas nordestinas, e ainda participar de uma oficina folclórica, com Marina Sales Cardoso, no Dique do Tororó. No dia 23, a Praça Ana Lúcia Magalhães recebe, em comemoração ao Dia do Folclore (22), o Boi Multicor, do arte-educador Jorge Conceição, e suas atividades de valorização da diversidade étnica.

Responsável por mesclar aspectos que valorizam a cultura afro-descendente com histórias e canções de ninar populares, o arte-educador resgata personagens famosos como o Saci-Pererê e a Caipora, e os reinventa. O Saci passa a ter duas pernas, ao invés de uma só, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, uma flautista e educadora infantil que mostra o caminho de volta àqueles que na mata se perdem.

Com histórias como Saci príncipe Encantado, Princesa Caipora e Zumbi, o Rei dos Palmares, Jorge Conceição pretende “resgatar a autoestima de crianças e jovens afro-descendentes, que sofrem com a herança cultural de associar tudo o que é preto ou que tem cores escuras a coisas negativas”.

No último domingo (30), a Lagoa do Abaeté e suas dunas de areia servirão de cenário para uma apresentação do grupo É Invenções Artísticas, companhia teatral que trabalha com inovações estéticas. Haverá a apresentação da peça teatral Literatura Popular brasileira-causos, Contos e Poesia de Cordel.

Para Carina Andréia, atriz e produtora do grupo, “a literatura de cordel está na raiz da literatura brasileira. Ela precisa ser divulgada e exaltada”. Na apresentação, o grupo adaptará cordéis para a linguagem teatral, por meio de esquetes.

Na Biblioteca-Móvel, o público tem à disposição, estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infantojuvenil, além de gibis e jornais.

São mais de 500 exemplares. Também serão instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos como a peteca e boliche.