Representantes de municípios baianos já começam a registrar a receptividade de produtores e realizadores ao edital de Apoio a Microprojetos Culturais, do Ministério da Cultura (MinC), criado para beneficiar onze estados do semiárido brasileiro.

As inscrições na Bahia, que foram iniciadas no dia 27 de julho, seguem até 9 de setembro. Trata-se de uma iniciativa inédita, já que é a primeira voltada exclusivamente para municípios desta região do estado e que conta com a participação de órgãos municipais de cultura, no processo de inscrições e pré-seleções territoriais.

O repasse de mais de R$ 3 milhões do MinC deverá beneficiar 281 projetos de municípios baianos, com o valor mínimo de R$ 465 e máximo de R$ 13,9 mil. Os interessados devem se inscrever no município-sede da sua região.

A intenção do edital é fomentar a atividade de produtores culturais, artistas e grupos artísticos do semiárido. Na região da chapada Diamantina, por exemplo, há um grande mercado de produção cultural.

Segundo Josiane de Souza Araújo, chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Seabra, o município é rico em manifestações diversas, desde artes visuais a Terno de Reis, passando pelo teatro, capoeira e outras linguagens. A dirigente deduz que o edital vai ser muito bem visto na região de Seabra e um sucesso em toda a Chapada Diamantina.

À frente de uma das cidades-sedes atendidas pelo edital, Josiane se mostra satisfeita com as primeiras inscrições já registradas e diz que está trabalhando firme na divulgação em rádio e no serviço de alto-falante local.

A diretora de Cultura de Ipirá, Normelita Oliveira da Silva, destaca como principal importância o edital ser uma iniciativa pioneira voltada para o sertão. Para ela, é um acontecimento que vai elevar a autoestima do artista sertanejo, que terá seu trabalho reconhecido no município e no estado.

Lançado o edital, ela revela que a divulgação é ampla na região, em rádio para mais de 60 municípios das redondezas de Ipirá. Na opinião de Normelita, também presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, o repasse de recursos é muito importante para apoiar atividades culturais.

A partir do edital de apoio a Microprojetos Culturais, a expectativa da dirigente é de organização dos grupos ainda não-institucionalizados, melhora da produção artística e a consequente geração de renda.

Iniciativa

A ação é realizada pela Secretaria de Cultura, por meio da Superintendência de Cultura (Sudecult) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI), do Ministério da Cultura (MinC), e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por intermédio do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

O lançamento do edital também acontece nos estados da Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

A participação é aberta a brasileiros natos ou naturalizados (pessoas físicas) com idade acima de 18 anos e pessoas jurídicas, instituições sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais, residentes ou sediadas na região do semiárido baiano.

Poderão concorrer propostas das diversas linguagens artísticas como artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual. Também serão aceitos projetos de artes integradas com ações de formação, montagem de espetáculos e exposições, aquisição de materiais, entre outros formatos. Mais detalhes e as fichas de inscrições estão disponíveis no site da Funceb (www.funceb.ba.gov.br).