A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) recebe a pianista croata Dubravka Vukalovic como convidada do Concerto Didático, que será regido pelo maestro Ricardo Castro, nesta quarta-feira (19), às 16h30, na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), com entrada gratuita.

O tema da apresentação será O Concerto Enquanto Forma de Composição. No repertório, as peças Concerto para Piano, em Sol Maior, de Maurice Ravel, e o Concerto Grosso, op.6, HWV 324, em Sol Menor, de George Frideric Handel.

Um concerto é uma composição musical caracterizada por ter um ou mais instrumentos solistas, com acompanhamento de um grupo maior, sobre o qual o solista se destaca. Juntamente com a ópera, o concerto foi praticamente o único estilo clássico que sobreviveu à história da música erudita. Originalmente, era uma forma com base em três movimentos, sendo o primeiro, lento, o segundo, de andamento moderado, e o terceiro, rápido.

Uma forma de concerto bastante usada no período barroco foi o concerto grosso, que se constituía não de um solista, mas de um conjunto de solistas alternando com uma orquestra maior. No Romantismo, os concertos passaram a ter como propósito o virtuosismo, explorando ao máximo a potencialidade dos solistas.

A primeira peça do repertório é uma obra do compositor alemão George Friedrich Handel, que iniciou na música litúrgica, mas encontrou na ópera a sua expressão ideal. Menos numerosa, mas não sem importância, é a sua obra instrumental.

Na música orquestral destacam-se os concertos grossos, sobretudo os Concertos Grossos Op. 6 (12) de 1739. Esse gênero é caracterizado por separar alguns instrumentos do restante da orquestra para obter um contraste sonoro entre a execução dos solistas e a de toda a orquestra.

Os instrumentos mais usados eram dois violinos e violoncelo, muito embora existam exemplos de outras formações, especialmente em Bach e Vivaldi. O Concerto em Sol menor é o sexto de um grupo de doze pertencentes à Op.6.

A apresentação será finalizada com a execução do Concerto para Piano em Sol Maior do compositor e pianista francês Joseph-Maurice Ravel, reverenciado pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, e mundialmente conhecido pela composição Bolero, a obra musical francesa mais tocada no planeta. Os dois concertos para piano e orquestra de Ravel, escritos quase contemporaneamente a partir de 1929, figuram como ponto alto na evolução do compositor.

As duas obras são entre si muito diferentes: o primeiro concerto – em Ré Maior para a mão esquerda – mostra uma concepção formal muito ousada, enquanto o segundo – em Sol Maior – adota a forma clássica em três movimentos, sendo que no segundo se reconhece traços de Mozart e Saint-Säens, compositores sempre presentes no gosto de Ravel. O Concerto em Sol Maior representa a mais original contribuição de Ravel ao neoclassicismo.

Solista

Dubravka Vukalovic nasceu em Varazdin em 1984, onde recebeu suas primeiras aulas de educação musical. Em seguida, matriculou-se na prestigiada Central Music School of State Conservatory P. I. Tschaikowsky, em Moscou, onde se graduou com mérito em 2004.

Mudou-se para a Suíça, onde iniciou seus estudos no Conservatoire de Lausanne. Atualmente está cursando o último ano da sua pós-graduação na mesma instituição na classe do pianista Ricardo Castro.

Realizou sua estreia aos 14 anos, com a Zagreb Philharmonic Orchestra sobre a batuta do maestro Pavle Depalj, e, desde então, tem se apresentado regularmente como solista e camerista.

Apresentou-se em espaços como a Sala de Concertos do Glinka Music Museum em Moscou, Rachmaninov Hall do Moscow State Conservatory, Enric Granados Auditorium em Lleida (Espanha), e outros espaços na Croácia, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Espanha e Suíça.

Participou com sucesso de competições nacionais para estudantes na Croácia, ganhando o Primeiro Prêmio na Zlatko Grgoevi International Piano Competition em Zagreb. Em 2009, participou do Festival of Contemporary Music "Archipel”, em Genebra, com um duo com o famoso violista francês Christophe Desjardins.