Pontos de Cultura: um diferente pensado!. Esse é o tema do seminário que a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza, nesta sexta-feira (14), reunindo todos os Pontos de Cultura do Litoral Sul da Bahia para um intercâmbio de ideias e experiências como desdobramento das atividades por eles desenvolvidas no primeiro semestre deste ano.

O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Uesc (Proex), está contemplado nas diretrizes do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que buscam resgatar e estimular a produção, a gestão e as políticas públicas na área da cultura de acordo com os territórios de identidade e das singularidades de cada comunidade, tecendo uma ampla rede de atuação.

Atualmente, na Bahia, são 220 Pontos de Cultura, alguns conveniados diretamente ao Ministério da Cultura e outros conveniados com a Secult, segundo o novo modelo que visa a descentralização e democratização da cultura como política de estado e não de governo.

“Inúmeras ações têm sido desenvolvidas em todo o país neste sentido, por isso a importância deste seminário como forma de divulgar e discutir as ações dos pontos de cultura do Litoral Sul e de todo o estado”, disse o pró-reitor de Extensão, Raimundo Bonfim.

Durante o seminário vão acontecer palestras, grupos temáticos, feira e apresentações culturais. Serão palestrantes, o presidente da Ação Griô Nacional e do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, Márcio Caíres, e a coordenadora dos Pontos de Cultura da Bahia/Secult, Renata Camarotti.

Pontos participantes

Pontos de Cultura do Litoral Sul