Marcando a quinta edição do festival nacional A Gosto da Fotografia, a Galeria Solar Ferrão, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho, Salvador), recebe Diário de Bolsa – Instantâneos do Olhar, da fotógrafa mineira Vania Toledo. A exposição será inaugurada na noite desta sexta-feira (7) e fica na Galeria Solar Ferrão até o dia 13 de setembro.

O evento é fruto de uma parceria firmada entre a Casa da Photografia e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado, que cede o espaço para abrigar a exposição.

A atual edição da mostra, sediada nas dependências do Solar Ferrão, é a primeira itinerância após a montagem original, organizada no ano de 2008, na Pinacoteca de São Paulo. A versão baiana da exposição traz um recorte de 88 fotografias, das 120 dessa coleção, com registros – todos em preto e branco – que trazem cenas das noites de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque, nos anos 70 e 80, revelando momentos de intimidade e delicadeza de artistas conhecidos e pessoas anônimas.

Segundo o diretor de Museus do IPAC, Daniel Rangel, o trabalho de Vania Toledo está em ampla sintonia com a proposta da Galeria Solar Ferrão. “Trata-se de um espaço dedicado às produções contemporâneas, portanto, receber o trabalho inusitado desta grande artista visual, com uma expressão artística tão rica em conteúdos de imagens, é dar continuidade à nossa proposta expositiva. Em contato com as obras, nós adentramos na vida de personalidades e pessoas desconhecidas, através de um trabalho que explora a intimidade, flagrantes e outras tantas representações do cotidiano, tudo de uma forma bastante atual”, pontua.

O Centro Cultural Solar Ferrão, administrado pela Dimus/IPAC, foi um dos cinco locais escolhidos para as exibições do festival, por ser um espaço dinâmico de arte, cultura e memória. Além da Galeria Solar Ferrão, dedicada às produções contemporâneas, o local abriga três importantes coleções: a de arte sacra do Museu Abelardo Rodrigues, Coleção de Arte Africana Claudio Masella e Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi.

Serviço

O quê: Exposição “Diário de Bolsa – Instantâneos do Olhar”
Quando: Dia 07 de agosto – inauguração, 19h. Do dia 08 de agosto até 13 de setembro, de terça a sexta, de 10h às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Onde: Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho, Salvador
Tel.: (71) 3116 6440
Entrada gratuita