Artistas, produtores, gestores da cultura e estudantes de Souto Soares, a 500 quilômetros de salvador, na Chapada Diamantina, realizam neste sábado (29) a 1ª Conferência Municipal de Cultura, no salão paroquial da igreja São João Batista e na Escola Municipal Ouricuri. Esta será a primeira das 417 conferências municipais e 26 territoriais preparatórias para a III Conferência Estadual de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro em Ilhéus.

Há uma estimativa de participação superior a 150 pessoas para a conferência de Souto Soares, cidade de 18 mil habitantes, segundo a secretária de Cultura do município, Marly Araújo dos Santos, que prevê uma grande participação por conta do interesse gerado nas 14 reuniões preparatórias nos distritos. “Há uma expectativa muito grande, principalmente porque este é um processo novo em nosso município, que criou recentemente a secretaria de Cultura a partir da mobilização da última conferência estadual”.

Um dos papéis importantes desta conferência, segundo superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult, Ângela Andrade, é a definição das responsabilidades do Estado e da União nas políticas públicas para a cultura. “Será também um momento importante de avaliação, uma escuta sobre o desempenho do Estado no atendimento às deliberações da conferência anterior, avalia.

A partir do dia 4 de outubro, começam as conferências territoriais com a participação dos delegados eleitos nas conferências municipais. Serão 26 encontros, de dois dias cada um, até o último, na Região Metropolitana, em Salvador, nos dias 7 e 8 de novembro. Além das conferências municipais e territoriais, serão realizadas ainda conferências setoriais preparatórios para a Conferência Estadual, em Ilhéus, que culminarão com a Conferência Nacional de Cultura, prevista para 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. A conferência terá como tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

Conferências setoriais

As conferências setoriais serão realizadas em nível regional, no Nordeste, reunindo representantes das áreas de teatro, dança, música, artes visuais, livro e leitura, circo, culturas populares e cultura de povos indígenas. Na Bahia, serão realizadas ainda conferências setoriais dos setores do audiovisual, museus, bibliotecas, arquivos, culturas afro-brasileiras, pesquisadores e estudiosos.

As discussões nas conferências serão orientadas por cinco eixos temáticos: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultural cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável, Cultura e economia criativa; e Gestão e institucionalidade da cultura.