Um pacto para promover ações integradas relacionadas aos direitos humanos e desenvolvimento social no estado da Bahia foi tema de reunião, realizada nesta segunda-feira (24), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), entre representantes da SJCDH, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Dedes) e da Fundação da Criança e do Adolescente.

O Termo de Compromisso, que será firmado até o final deste ano, pretende facilitar a colaboração interinstitucional entre essas organizações para criar uma rede integrada de atendimento. De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (Sudh), Fabiana Mattos, as duas secretarias envolvidas no pacto atuam em áreas nas quais têm trabalhos em comum, o que tornou necessário integrar essas atividades para que a população possa ser atendida de maneira global.

Além disso, o pacto vai construir um sistema de referência dos serviços prestados por esses três órgãos, fortalecer as políticas desenvolvidas e criar um fórum permanente de discussão dessas políticas. Será constituída uma comissão para coordenar as atividades do pacto.
As secretarias irão sistematizar e disponibilizar aos participantes um catálogo contendo todos os serviços prestados, oferecer cursos de direitos humanos e políticas sociais, fortalecer os trabalhos desenvolvidas pelas instituições, além de viabilizar a implantação de serviços.