O Colóquio Formação de Professores e a Consciência Dialógica na Contemporaneidade, que será realizado nesta terça e quarta-feira (1º e 2), no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai reunir professores e alunos do Curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Proação/Uesc), professores da Educação Básica e Superior, professores e estudantes das licenciaturas e pós-graduação, pesquisadores, gestores municipais, conselheiros de educação e comunidade em geral.

O evento, que começa às 7h30, terá a apresentação do Balé Crianças Lar Fabiano de Cristo, de Itabuna. A primeira palestra será Formação de Professores e a Consciência Dialógica na Contemporaneidade. Na parte da tarde, as atividades começam com a abordagem sobre Educação Dialógica de Paulo Freire: Trajetórias e Processos de Ensinar-Aprender. Em seguida será realizada mesa redonda sobre Políticas Educativas: Formação Docente na Contemporaneidade.

Na quarta-feira (3), as atividades recomeçam às 8h, com a palestra O Papel da Linguagem no Processo de Formação de Conceitos. A tarde será a vez do tema Formação de Professores: trabalhando a (Cons)Ciência e a ludicidade na sala de aula. A palestra de encerramento será Educação Infantil: o espaço-tempo dialógico.

Estão conveniados com o Proação/Uesc os municípios de Aiquara, Barro Preto, Canavieiras, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Una e Uruçuca. O Colóquio é promovido pela coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia para o Ensino da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado ao Proação, juntamente com a Pró-reitoria de Graduação, dentro das atividades acadêmicas, científicas e culturais.