A Secretaria Estadual da Educação (SEC) iniciou nesta terça-feira (24) o Seminário Regional sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). O evento acontece em Feira de Santana e pretende orientar os secretários municipais de Educação e um representante da equipe técnica da SEC sobre o processo de efetivação do monitoramento do PAR. Até o início de setembro, o seminário vai atender a 14 diretorias regionais de Educação (Direcs) e estima a participação dos 417 municípios baianos.

Segundo a diretora da Coordenação de Políticas Educacionais da SEC, Nadja Amado, o encontro é uma oportunidade de os secretários e representantes se familiarizarem com a metodologia de preenchimento das informações no monitoramento do PAR na internet. “Além disso, a partir do monitoramento, os municípios poderão contar com o apoio técnico da SEC na implementação das ações do plano”, explicou.

O PAR é uma ferramenta de planejamento multidimensional da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC), onde os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos. Coordenado pela Secretaria Municipal/Estadual da Educação, o plano deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Dividido em três etapas (diagnóstico da realidade da educação, elaboração do plano e análise técnica), o PAR conta também com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).