Subsidiar os professores para que eles possam se apropriar das matrizes das avaliações externas, rever o conceito do que é avaliar e, ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre o currículo do ensino médio. É com este propósito que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) deu largada esta semana ao processo de formação do projeto Dinamizando Currículos. Os professores interessados em participar da formação devem buscar maiores informações nas Direc, na Supav ou Sudeb, nos telefones 3115-9174 / 9190, respectivamente.

O curso começou com professores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) 1 A e 1 B, mas, até o final de setembro, atingirá todas as diretorias. O projeto é realizado pelas superintendências de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb) e de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav).

Segundo o membro da coordenação de Avaliação, Rogério Fonseca, o evento é um momento de diálogo e reflexão que vai ajudar o professor a compreender o que está por trás das avaliações externas e como elas se constituem. “A idéia é mostrar como ele pode se apropriar dos resultados de uma avaliação externa para elevar a qualidade da educação”, informou.

A formação abre espaço ainda para discutir o documento específico do Ministério da Educação (MEC), Indagações Curriculares sobre o Ensino Médio, e também para validação de 60 vídeos educativos, roteirizados a partir de planos de aulas construídos por professores da rede.

Vídeos

O conteúdo dos vídeos contempla as matrizes da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os planos de aula foram construídos e validados por professores da rede e, posteriormente, roteirizados com a participação deles”, explicou uma das integrantes da coordenação de Ensino Médio da Sudeb, Magali Ferreira. A formação é destinada aos docentes de Língua Portuguesa e Matemática das 4ª e 8ª séries e de todas as disciplinas do ensino médio. Além disso, participam da atividade coordenadores pedagógicos e articuladores de área.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas, Ana Maria Sampaio, iniciativas como esta são de fundamental importância para estimular os professores a acompanharem as novas discussões fora da escola. “As avaliações mexem muito com a dinâmica da escola. O professor sai de seu universo, dos resultados validados pela instituição, para ver seu desempenho de forma global”, avalia a coordenadora.

O projeto Dinamizando Currículos integra o Programa de Atualização Curricular do Ensino Médio e do Ensino Fundamental e é de natureza didáticopedagógica. Ele busca estimular a ampliação dos conhecimentos e fortalecer a participação dos estudantes em aprendizagens significativas, com vista à melhoria do seu desempenho nas avaliações externas, garantindo um percurso educativo digno e diversificando as metodologias de aprendizagem.