Por iniciativa do Instituto de Biologia e aprovação unânime do Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a senadora acreana Marina Silva é doutora Honoris Causa da instituição. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (10) na Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus, marcou a abertura do segundo semestre letivo da universidade.

“É o primeiro título que recebo no Brasil. Já recebi a honraria da Universidade de Pequim, na China, mas nada como receber esse título em nossa própria casa, sobretudo no lugar onde se iniciaram os fundamentos do país, aqui na Bahia”, afirmou a senadora.
Na ocasião, a ex-ministra do Meio Ambiente proferiu a aula inaugural da Ufba, abordando o tema O Brasil é uma Esquina Civilizatória – O Desafio do Desenvolvimento Sustentável.

Marina Silva destacou a questão ambiental como prioridade, não só no Brasil como no mundo. “Precisamos atravessar o século resolvendo a equação desenvolver protegendo x proteger desenvolvendo, viabilizando uma matriz energética diversificada e buscando soluções tecnológicas para os problemas da produção e do consumo”, declarou.

O governador Jaques Wagner participou do evento e parabenizou a Ufba pela iniciativa, destacando a atuação da senadora na área ambiental. “Me orgulho de estar presenciando esse momento. A senadora é uma figura emblemática, por toda sua luta ao lado de Chico Mendes. A concessão desse título é um reconhecimento correto”, disse.