LOCAL: Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
DATA: 06.08.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Entrega oficial do circuito do Grande Prêmio (GP) Bahia de Stock Car a Vicar Promoções Desportivas S/A, empresa promotora do evento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CIRCUITO: Possui 2.724 metros de extensão, com cinco curvas, e 12 arquibancadas. O sentido será anti-horário e a saída dos carros ficará na reta próxima a Secretaria de Educação. Para a realização da sexta etapa da Stock Car na capital baiana, o Estado destinou R$ 5,3 milhões, utilizados na pavimentação da pista, montagem de arquibancadas e alambrados, colocação de defensas, entre outros preparativos. Abaixo, alguns dados referentes à estrutura montada para o evento:
• Quatro quilômetros de asfalto, com seis centímetros de espessura, em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), considerado de altíssima qualidade;
• Sete quilômetros de defensas de concreto, equivalente a mais de quatro mil toneladas;
• 14 toneladas de postes, 3,9 toneladas de tela e oito toneladas de cabos de aço para montagem dos alambrados;
• Estrutura de arquibancadas, camarotes e fechamentos – 3.300 toneladas;
• Estrutura de som – 5 toneladas;
• Banheiros químicos – 480 unidades.

GP BAHIA: Foi viabilizado graças ao contrato de patrocínio, no valor de R$ 3,5 milhões, assinado em junho entre o Governo do Estado e a Vicar. O documento prevê a realização do evento na Bahia por cinco anos. A primeira corrida de rua da categoria deve receber um público superior a 60 mil pessoas. O evento além de inserir a Bahia no calendário esportivo do país, fortalece o turismo e a economia do estado, projetando-o internacionalmente.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: A realização da Stock Car em Salvador vai gerar cerca de três mil empregos temporários. São ocupações nas áreas de construção civil, segurança, limpeza, buffet, recepção, entre outras. Destaque também para o setor de hotelaria, que ganha um reforço com a chegada da prova numa época de baixa estação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a previsão é que pelo menos 5% dos leitos existentes na cidade sejam ocupados, apenas com as pessoas que fazem parte do staff da competição.

SEGURANÇA: Um esquema especial da Polícia Militar (PM) foi montado para a competição. A PM deslocará uma parte de sua demanda para supervisionar o GP Bahia, não só para o CAB, mas também para a Avenida Paralela, onde garantirão o fluxo de veículos nas proximidades do evento. Serão, em média, 400 policiais no sábado, que é o dia do treino, e domingo, na corrida. Além disso, mais de mil seguranças particulares, contratados pela organização do evento, ficarão à disposição do público. O planejamento de segurança da etapa do nordeste da Stock Car foi feita baseado no modelo montado pela PM no Carnaval. Serão colocados sete postos em todo o circuito e cada posto terá um oficial no comando. O Corpo de Bombeiros atuará no suporte aos militares com 237 profissionais nas ruas do Centro Administrativo. Eles vão coordenar a segurança e possíveis emergências do evento. Os bombeiros estarão em viaturas e em postos localizados em locais estratégicos.

CARBONO ZERO: A etapa da Stock Car na Bahia será a primeira “corrida verde” em 30 anos de história da categoria. A certificação será realizada por meio do Programa Floresta Bahia Global, iniciativa pioneira no setor público brasileiro, que visa à recuperação de florestas e a descarbonização do meio ambiente. Serão utilizados pelos pilotos da Stock Car cerca de 20 mil litros de combustível durante a corrida, o que equivale a 45 toneladas de gás carbônico (CO2). Para neutralizar a emissão desses gases e minimizar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global, serão plantadas no Parque Metropolitano de Pituaçu mais de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A descarbonização promovida pela a Stock Car vai recuperar o equivalente a um campo de futebol, com espécies como o ipê-amarelo, pau-brasil e vinhático.

DENGUE: Durante a prova da Stock Car serão exibidos na área dos telões informes educativos com ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. Nas demais áreas, balões com a marca da campanha reforçarão a importância do comprometimento de toda a população nessa luta. A ação faz parte da Mobilização Social dos Servidores Públicos no Combate à Dengue
.
STOCK CAR: É considerada a categoria mais importante do automobilismo brasileiro, criada em 1979 a partir de um antigo anseio da comunidade apaixonada por carros de corrida. A primeira prova contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros. Hoje, 30 anos depois, 32 carros, dos tipos Vectra e Peugeot 307 Sedan, compõem o grid de largada.