Os motores da Stock Car Brasil roncaram neste domingo (9) no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Foi a primeira vez em 30 anos que o estado participou do Circuito Nacional. Foram 50 minutos de velocidade e de muita emoção. Enquanto os carros estavam a 200 KM/h, o público ficou empolgado.“É bom demais.
Deveria ter todo ano. Desejei muito estar aqui”, disse o estudante Guilherme Bás, 13 anos. Cerca de 47 mil pessoas assistiram ao evento, recorde de público na temporada.

Na primeira prova da Stock Car realizada num circuito de rua, o grande vencedor foi o piloto Cacá Bueno, líder da prova com 91 pontos, da Red Bull Racing (Peugeot), que recebeu do governador Jaques Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça o troféu mais esperado do GP. “Vencer na Bahia é muito bom. Adorei a experiência e achei muito importante participar de uma prova no Nordeste”, afirmou.

O segundo e o terceiro lugar ficaram para Marcos Gomes, da Action Power, e Ricardo Sperafico, da RZ, respectivamente. Os três vencedores já estão na disputa pelo título da temporada 2009. Depois da capital baiana, restarão apenas mais duas etapas para definir os dez primeiros colocados que se classificarão para a Super Final da Copa Nextel Stock Car.

Continuidade

Mas, para quem pensa que esta foi a primeira e única prova da Stock Car realizada em Salvador, está enganado. O Governo do Estado, a Federação Baiana de Automobilismo, a Vicar Produções Desportivas, empresa que coordena a Stok Car no Brasil, e a Prefeitura de Salvador assinaram um acordo para realização da prova durante cinco anos no estado.

“Ninguém esquece a primeira vez e as outras corridas iremos melhorar ainda mais. O público aplaudiu, a equipe aprovou. Estamos trabalhando para os próximos anos. Isto é bom para o turismo e para economia do estado”, enfatizou o governador Jaques Wagner, que aproveitou para anunciar que está tentando trazer para a Bahia outro grande evento do automobilismo: a Fórmula Indy.

Para a presidente da Federação Baiana de Automobilismo, Selma Moraes, o esforço para trazer a Stock Car valeu a pena. Segundo ela, o apoio do Governo do Estado foi essencial para garantir a realização da prova e a diversão de baianos e turistas.

“Sabíamos que seria um sucesso porque houve vontade política e empolgação dos organizadores pelo primeiro circuito de rua da categoria. O que mais me surpreendeu foi o público. Tínhamos certeza de que a recepção seria boa, mas ultrapassou nossas expectativas. Até nos treinos tivemos recorde de público”, disse Selma.

O presidente da Confederação Brasileira de Automolismo, Cleyton Pinteiro afirmou estar feliz com o resultado da corrida e com a recepção dos baianos. “Não tem ninguém mais feliz nesta avenida do que eu”, disse enquanto tentava conter as lágrimas.

A movimentação no Centro Administrativo começou às 6 horas da manhã. Organizadores, pilotos e mecânicos corriam nos boxes para acertar os últimos detalhes. Tudo tinha que estar pronto antes das 11 horas, inicio da corrida. “Desde sábado estamos fazendo os ajustes. Tivemos que fazer algumas modificações de última hora e agora estamos conferindo os detalhes”, afirmou a diretora de Produções da Vicar, Vanda Camacho.

Antes da prova, os pilotos aproveitaram para posar para fotos e conversar com os fãs do automobilismo. “Estou ansioso para o início da corrida. Estar em Salvador é sempre muito bom, por isso, aumenta ainda mais a expectativa”, disse o piloto Giuliano Losacco.

Renda Extra

Mas, enquanto alguns se divertiam, outros aproveitaram para ganhar um dinheiro extra. E com muita criatividade atraiam seus clientes. A ambulante Mare Bernadete Pacheco, 40 anos, improvisou até uma música para vender cerveja, refrigerante e água mineral. “A concorrência é muito grande. Temos que ser criativos, porque um evento como este não acontece todos os dias”.

Com a realização do evento, cerca de 3 mil empregos temporários foram criados, principalmente no setor de serviços. Uma destas vagas ficou para o montador Humberto Antônio Silva, 34 anos, desempregado há quatros anos. Na Stock Car, Antonio foi um dos responsáveis pela montagem de boxes e arquibancadas. “Chegou na hora certa. Faço serviços temporários desde que me desempreguei e espero que o trabalho que fiz para Stock Car me dê sorte e eu possa ter um emprego fixo”, confia.

Turismo e emprego aquecidos

A prova de Stock Car não trouxe apenas velocidade para Salvador, mas também foi responsável pelo aumento do índice de ocupação da rede hoteleira. Segundo a presidente da Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), Emília Silva, neste mês de agosto, de baixa estação, com a Stock Car houve uma ocupação de 70% nos hotéis. Ela afirmou que os hotéis próximos ao CAB não tinham mais vagas.

A presidente da Bahiatursa acredita que o acordo assinado para a realização do GP na Bahia durante cinco anos movimente ainda mais o setor turístico baiano. “Com certeza, vai aumentar, podendo dobrar”, acredita.

Para o secretário Domingos Leonelli, esse é o principal legado do evento, pois a certeza da realização da prova até 2013 vai dar aos empresários baianos a possibilidade de programar um calendário para a venda de pacotes de viagem. “Muita gente, como eu, saiu de seus estados só para assistir ao GP da Stock Car em Salvador”, disse a turista paulista Patrícia Machado.

Para a realização da corrida, o Governo do Estado investiu R$ 5,3 milhões. Os recursos foram direcionados para o recapeamento de quase 3 quilômetros de asfalto, equipamentos de segurança, guard-rails, áreas de escape e arquibancadas.

Grandes eventos movimentam a cidade

O ano de 2009 promete ser um dos mais movimentados em Salvador, no que se refere à realização de eventos. Ainda neste segundo semestre, serão realizados um congresso de cardiologia, apresentações do Cirque du Soleil e, em setembro, uma partida da Seleção Brasileira de Futebol, pelas Eliminatórias da Copa 2010.

Para dar mais tranquilidade ao público, pilotos e organização da Stock Car, um esquema especial da Polícia Militar (PM) foi montado para o evento. A PM deslocou uma parte de sua demanda para supervisionar o GP Bahia, não só para o CAB, mas também na Avenida Paralela, onde garantiu o fluxo de veículos nas proximidades do evento.

Foram, em média, 400 policiais no sábado, dia do treino, e domingo, na corrida. Além disso, mais de mil seguranças particulares contratados pela organização do evento ficaram à disposição do público.

O planejamento de segurança da etapa do Nordeste da Stock Car foi feito com base no modelo montado pela PM no Carnaval. Foram colocados sete postos em todo o circuito. O Corpo de Bombeiros também atuou no suporte aos militares com 240 profissionais nas ruas do CAB, coordenando a segurança e prontos para as possíveis emergências do evento.