Os órgãos, fundos e entidades da Administração Financeira do Estado da Bahia já podem utilizar leitores automáticos para fazer pagamento por meio de boleto bancário com código de barra. A Superintendência de Administração Financeira (SAF) da Secretaria da Fazenda desenvolveu uma funcionalidade no Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) que permite capturar a codificação em barra impressa em documentos, como bloqueto de cobrança ou boleto bancário, de forma a viabilizar que o recurso financeiro seja disponibilizado diretamente na conta do beneficiário.

“A nova modalidade de pagamento aumenta o controle e ajudará a reduzir os gastos com tarifas bancárias, possibilitando maior eficiência e agilidade nos pagamentos de credores que estarão previamente autorizados em seus cadastros no Sicof”, explicou o superintendente de Administração Financeira da Sefaz, Olintho Oliveira.

A rotina no Sicof está disponível para execução de despesas cuja origem do recurso seja em contas correntes do Banco do Brasil e as transmissões dos pagamentos ocorrerão diariamente, evitando atrasos e dispêndios desnecessários. O Banco do Brasil está disponibilizando de imediato 200 equipamentos semiautomáticos a título gratuito para uso em todo o estado.