Como parte das comemorações dos seus 114 anos, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) apresentou nesta terça-feira (18), em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os novos serviços que está oferecendo ao contribuinte na internet pelo programa Sefaz Digital.

A partir de agora, o cidadão pode conseguir, através do site www.sefaz.ba.gov.br, desde uma autorização de impressão de documento fiscal, até uma certidão negativa de débitos.

No total, são 109 serviços, entre consulta de cadastro, obtenção de senha para acesso a serviços com informações sigilosas, entrega de declaração e apuração mensal do ICMS, declaração de movimentação de produtos, cálculo e emissão do documento de arrecadação estadual, denúncia fiscal e nota fiscal avulsa.

Outra novidade é que a Sefaz está oferecendo ao contribuinte a possibilidade de quitar seus débitos tributários também pela internet. “É um programa inédito, no qual o cidadão pode parcelar sua dívida de até R$ 20 mil em até 60 meses, via internet, sem precisar perder tempo, para facilitar a sua vida”, afirmou o secretário da Fazenda, Carlos Martins.

Para quem não tem computador em casa, o acesso pode ser feito em todos os centros digitais de cidadania (CDCs), distribuídos no estado. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que está fazendo um treinamento com 1.270 monitores de 309 municípios.“Esse treinamento é continuado. Aprimoramos o que já é feito para os monitores, de acordo com as necessidades desse novo programa, em parceria com a Sefaz”, disse o secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Torres.

Exposição

Uma exposição de obras de arte também foi montada na sede da secretaria. São quadros, fotografias, esculturas e retratos feitos pelos funcionários da Sefaz. Segundo o governador Jaques Wagner, além dessa mostra de obras de arte para comemorar o aniversário da Secretaria da Fazenda, “estamos lançando mais elementos de modernidade, pois essa é uma área que precisa da informática, e a possibilidade de levar ao cidadão do interior o acesso à internet com tantos serviços sendo oferecidos é fundamental”, destacou.