A Secretaria da Administração está promovendo uma enquete entre os servidores públicos estaduais, com o objetivo de verificar o nível de conhecimento sobre controle de gastos e uso de recursos ambientais. O questionário envolve perguntas voltadas tanto para o âmbito pessoal quanto profissional e será disponibilizado no site do programa (www.saeb.ba.gov.br/compromisso), no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e nas intranets das secretarias estaduais.

A ação integra as atividades do Programa de Qualidade do Gasto Público – Compromisso Bahia, que vem desenvolvendo propostas desde 2007, e que já permitiram uma economia no gasto público de R$ 280 milhões até maio deste ano, por meio de ações voltadas para medidas de contenção, revisão de processos licitatórios, controle de folha de pessoal, entre outras.

“Com esta ação, esperamos dar mais um passo na conscientização do servidor, reforçando a idéia de que ele é essencial para a melhoria da qualidade do poder público e da sociedade”, explica o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes. Após a conclusão e análise dos resultados da enquête, serão promovidas ações educativas de acordo com as necessidades e principais dúvidas identificadas.

O Compromisso Bahia coordena ações de otimização do gasto público em todas as secretarias estaduais e órgãos anexos da administração direta. Dentre os resultados já apresentados, podem ser citados, a retirada de mais de 2 mil servidores mortos da folha de pagamento estadual (inativos e pensionistas) e a ampliação do uso do Pregão Eletrônico, que pulou de 5% do total de compras feitas pelo Estado, em 2006, para os atuais 84% – estratégia esta que permite a ampliação da disputa nos processos licitatórios, engendrando aquisições mais vantajosas.

Além de monitorar e avaliar a qualidade do gasto, o programa investe na sensibilização de servidores públicos, por meio do projeto Atitude Positiva, que contabilizou, em 2008, mais de 13 mil treinandos em ações de otimização dos recursos.