Um centro especializado em promoção, apoio e proteção do aleitamento materno. Essa é a característica do Banco de Leite Humano que o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia, inaugura, nesta quarta-feira (19), às 9h, na sede da instituição, onde os serviços de coleta, processamento, controle de qualidade e posterior distribuição do leite humano ordenhado serão realizados.

O banco de leite realizará atendimento de coleta de leite humano de doadoras internas e externas, consideradas aptas a realizar a doação. Após passar pelo processo de pausterização, o leite será ofertado aos recém-nascidos prematuros, portadores de enteroinfecções (infecção no intestino), problemas de intolerâncias, deficiências imunológicas, desnutrição e para bebês que as mães, por problemas de saúde, não possam amamentar.

Com capacidade inicial para armazenamento de 1.100 litros de leite, o banco integra a estratégia da Secretaria da Saúde (Sesab) para a redução da mortalidade Infantil. As mães que desejem fazer doações de leite deverão entrar em contato pelo telefone (71) 3116-5118 ou pessoalmente, no Serviço de Banco de Leite do Iperba, na Rua Teixeira Barros, 72 – Brotas.

Outras ações da unidade

Fundado em novembro de 1975, o Iperba compõe a rede própria de unidades de saúde da Sesab. Hoje, a instituição possui ambulatório especializado para atender nas áreas de pré-natal de risco, ultrassonografia, planejamento sexual e reprodutivo, ginecologia clínica e cirúrgica, mastologia, uroginecologia, prevenção do câncer uterino e de mama, serviço social, enfermagem, psicologia e estimulação precoce.

Na área hospitalar, atende na sua emergência de obstetrícia e ginecologia, a cerca de 250 mulheres/dia em várias situações como em processo de abortamento. Além disso, realiza 30 partos/dia e a interrupção de gestação nos casos previstos em lei (violência e risco de vida para a mulher).