O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008) foi homenageado na manhã desta segunda-feira (17) na Câmara Federal, em Brasília. A sessão especial, aberta com o Coral do Senado, que interpretou a canção Vatapá, de autoria do compositor baiano, foi proposta pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, representou o governador Jaques Wagner e levou uma mensagem especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a iniciativa. “Dorival Caymmi foi e ainda é muito importante para a imagem da Bahia, pois retratou em suas canções as peculiaridades da nossa terra com uma riqueza cultural muito grande”, disse Fátima Mendonça.

Durante o discurso de homenagem, Lídice da Mata ressaltou a primeira homenagem feita a Dorival Caymmi, realizada à época a em que era vereadora em Salvador. “Naquela ocasião, concedemos a Comenda Thomé de Souza ao compositor”, explicou.

A parlamentar fez ainda a leitura dos textos que evidenciaram a trajetória de Dorival Caymmi, escritos por diferentes autores, como os jornalistas Claudio Leal e João Carlos Teixeira Gomes, além de Antonio Risério e Stella Caymmi, neta do compositor.

Também presente à solenidade, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, afirmou que Dorival Caymmi contribuiu para que o estado se tornasse “um produto lítero-musical” no Brasil e no mundo. “Ele foi um músico que interpretou a Bahia e que encantou a todos que conheceram a sua obra”, afirmou.

Obra eterna

Além dos baianos presentes, parlamentares de outros estados evidenciaram a importância do artista que cantou o mar e a beleza do povo da ‘boa terra’. Mauro Benevides (PMDB-CE) disse que as mais de 100 composições de Dorival Caymmi foram todas musicalmente sofisticadas. Já Rodrigo Rolemberg (PSB-DF) afirmou que a obra do compositor baiano é eterna.

Também estiveram presentes na sessão especial o chefe-de-gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, e o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Póla Ribeiro.