Viabilizar a instalação de uma nova indústria de beneficiamento de milho na Bahia. Com esta intenção, o governador Jaques Wagner assinou, nesta quinta-feira (20), um protocolo de intenções com a empresa Dow AgroSciences. O acordo prevê a construção da planta industrial no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste, com investimentos previstos de R$ 80 milhões.

Atuando há 50 anos no país, esta é a primeira vez que a Dow AgroSciences investe em uma planta de milho no Brasil. “Estamos muito otimistas com este projeto e esperamos contribuir com o avanço econômico e social da Bahia, com a geração de 100 empregos diretos. Além disso, vamos investir em pesquisa para trazer novas tecnologias nas áreas de sementes, óleos saudáveis e biotecnologia”, afirmou o presidente da empresa, Everett Nutter Germon.

O governador disse que a Bahia é um estado seguro e atraente para investimentos no atual contexto de pós-crise, diante da consolidação local de seu parque agroindustrial.

“A Bahia, como a sexta maior economia do país, com uma mão de obra elogiada por todos e com regras de absoluta transparência no relacionamento com o empresariado, é um grande destino”, comentou Wagner, ressaltando que o oeste é uma das fronteiras que mais se desenvolvem no país.

Balanço

Entre janeiro e a primeira semana de julho de 2009, mais de 100 novos protocolos de intenção para implantação de indústrias na Bahia foram assinados com o Estado, num valor global de R$ 4,41 bilhões e perspectiva de geração de 14.300 postos de trabalho.

Os projetos estruturantes em andamento como a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, o Polo da Indústria Naval, estão sendo fundamentais para garantir a continuidade e o aumento de novos empreendimentos.