Para contribuir com o combate à proliferação descontrolada de animais, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) assinou mais um convênio com a Organização Não Governamental (ONG) Associação Brasileira Terra Verde Viva. De acordo com números da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada cadela esterilizada representa 65 mil descendentes a menos num período de seis anos.

NNo primeiro, foram esterilizados 400 animais (cães e gatos). Pelo novo convênio, serão esterilizados 300 animais num prazo de dez meses. De acordo com o coordenador de Educação da ONG, Francisco José de Souza, os bairros da Paz e Sussuarana serão pontos de atuação nesta fase devido ao grande número de animais nas ruas.

De acordo com o presidente da Terra Verde Viva, José Soares Neto, a parceria sinaliza a preocupação do Governo do Estado em implantar uma política pública humanitária ambiental para o controle populacional de cães e gatos de rua nas áreas de população de baixa renda.

Assessora especial da Sema, Tatiana Matos destaca que a renovação desse convênio se dá pela experiência positiva da primeira edição. “Essa iniciativa é indispensável para o controle da procriação desses animais”.

Há cinco anos, a Terra Verde Viva coordena a adoção de cães e desenvolve atividades para diminuir, por esterilização em massa, a taxa de natalidade e combater maus-tratos, além de conscientizar a população sobre os direitos dos animais.