Desafios do Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental é o tema da palestra do jornalista Washington Novaes, dentro do projeto Quintas-feiras Ambientais, que acontece no Teatro Jorge Amado (avenida Manoel Dias da Silva, Pituba), no próximo dia 27, das 9 às 12h30. O projeto é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e desenvolvido pela Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama).

Jornalista há 50 anos, Novaes já trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país, como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e Veja. E mais: comentarista de telejornais das redes Bandeirantes e Manchete, além da Rede Globo, onde foi editor-chefe do Globo Repórter e do Jornal Nacional, e comentarista do Globo Ecologia.

Além de jornalista, ele mostra um lado de ligação, preocupação e consciência ambiental, porque, de maneira independente, dirigiu as séries Xingu, Kuarup e Pantanal, nas quais temas relacionados ao meio ambiente estão inseridos. Com estas séries, ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais de jornalismo e televisão, entre eles, medalhas de ouro e prata em festivais mundiais de televisão em Nova York, Havana e Seul.

O objetivo do evento é promover o conhecimento mediante a troca de informações técnico-científicas e a interação de diversos segmentos, além de servir como base teórica para efetivar as ações do IMA para a sustentabilidade socioambiental da Bahia.

Lançamento de livro e concurso

Durante o evento será lançado o livro Meio Ambiente e Estado Fiscal – Um Diagnóstico, do doutor em Gestão Integrada de Recursos Naturais, Dilson Rosário, além do concurso estadual de artigos técnicos na área ambiental sobre sustentabilidade socioambiental, gestão florestal, avaliação ambiental estratégica, licenciamento ambiental no Brasil e saúde ambiental.

Os interessados em participar do Quintas Ambientais podem efetivar suas inscrições enviando seus dados (nome, endereço, telefone e área de atuação) para o e-mail \nquintas.ambientais@ima.ba.gov.br ou pelo fax (71) 3117-1278, obedecendo ao limite de vagas.