A indústria e a crise mundial é o tema do debate que vai reunir, na próxima terça-feira (18), às 15h, os economistas Antônio Barros de Castro, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Petitinga, e o representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Guilherme Moreira.

O evento é aberto ao público e faz parte das comemorações dos 15 anos da Revista C&P (Conjuntura & Planejamento), promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan. Na ocasião, será lançada a C&P 163, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Este é o primeiro encontro do ciclo palestras em comemoração aos 15 anos da publicação trimestral editada pela SEI. Serão quatro eventos, um a cada edição da revista, até agosto de 2010. Neste primeiro, os palestrantes vão debater os efeitos da crise sobre a indústria no Brasil e no mundo, as estratégias de recuperação do setor e a indústria baiana.

A edição traz uma entrevista com o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, com a análise da transição atual da economia baiana e as perspectivas para o pós-crise. Na seção Ponto de vista, o diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Edival Passos, fala sobre a figura do empreendedor individual, ressaltando as ações do governo que beneficiam a categoria. A edição traz ainda artigos e análises sobre orçamento participativo, mercado formal de trabalho e a conjuntura baiana.

Lançada em 1994, a C&P é uma das mais antigas revistas editadas pela SEI. Em 2004, a publicação passou por uma reforma e em 2007 ganhou o atual projeto gráfico. A revista é formada por artigos sobre a conjuntura econômica da Bahia, resenhas de livros, ponto de vista de especialistas e entrevistas. Desde 2001, inclui a seção Conjuntura econômica baiana, um resumo das estimativas dos setores industrial, do comércio, produção agrícola, inflação, entre outras informações.