Céu parcialmente nublado, com chuvas fracas, principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. É o que prevê o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) para o final de semana na região do Recôncavo, incluindo Salvador e região metropolitana. O mesmo deve ocorrer nas regiões nordeste e sul da Bahia.

Esta condição climática é causada pelas águas mais aquecidas na costa leste do Nordeste, com valores de até 1°C acima da média histórica, associadas aos ventos que sopram do Oceano Atlântico, explica a meteorologista Maryfrance Diniz. Nessas áreas, as temperaturas mínimas deverão variar de 19ºC a 21°C, e as máximas de 26ºC a 30°C.

As menores temperaturas do estado, com mínimas de até 13ºC, devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde o céu permanece parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas.

Na região Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil, uma massa de ar quente e seco será a principal responsável pela redução das nuvens e ausência de chuvas nessas áreas. Esse sistema mantém o céu claro nas regiões oeste, São Francisco e norte da Bahia, onde os índices de umidade relativa do ar poderão atingir níveis críticos de até 30%.

A condição de baixa umidade do ar associada às temperaturas em elevação, com máximas de até 33°C, poderá causar danos à saúde da população, e também favorecer a ocorrência de focos de queimadas nessas regiões. “As pessoas devem evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 16h, devido ao ar muito seco. Também é recomendável a ingestão de muito líquido em períodos de baixa umidade do ar, porque é comum as pessoas sentirem cansaço, sangramento do nariz, ressecamento da pele, dor de garganta e irritação nos olhos”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

Índices de Radiação Ultravioleta

Durante a estação de inverno, a maior incidência de radiação solar é verificada no Hemisfério Norte. Mesmo assim, na faixa equatorial entre as latitudes de 30°N e 30°S também são registrados elevados índices de radiação solar. No estado, no período de 14 a 16 deste mês, estão previstos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) variando entre 6 e 9.

Estes índices fazem parte das categorias Alto e Muito Alto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que requer cuidados com a pele e os olhos, como por exemplo, a utilização de protetor solar, boné e óculos de sol.

Maré

Nesse período, a maré alta deve variar de 1,6 a 1,9 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 10h e das 22h. As alturas mínimas deverão ocorrer entre as 4h e 16h, com valores variando entre 0,3 e 0,9 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação de fraca a moderada, com altura máxima chegando a dois metros.